João Fonseca enfrentará espanhol Fokina, 18º melhor do mundo, na final em Basileia
Após vencer o espanhol Jaume Munar neste sábado, por 2 sets a 0, João Fonseca precisou aguardar para saber o adversário na final do ATP 500 de Basileia, na Suíça. Será mais uma vez um espanhol, Alejandro Fokina, que já jogou contra o brasileiro e é atualmente o 18º do ranking da ATP. A decisão está marcada para às 11h30 (de Brasília).
Os tenistas se enfrentaram em agosto, também na quadra dura, no Masters 1000 de Cincinnati. O espanhol foi de bye e começou direto na segunda rodada, e foi aí que se deparou com Fonseca. O brasileiro havia perdido o primeiro set por 6/7 e estava vencendo o segundo por 5/4 quando Fokina precisou abandonar a partida após sentir dores.
Em Basileia, Fokina quer levantar o primeiro troféu do circuito na temporada. Ele tem um retrospecto de 38 vitórias nas 62 partidas que disputou em 2025, o que resulta em cerca de 61,3% de triunfos quando entra em quadra.
Os principais resultados de Fokina no ano incluem duas outras finais de ATP 500: perdeu para De Minaur em Washington, nos EUA, em julho; e foi superado por Machac em Acapulco, em fevereiro. Além disso, avançou à semifinal do Masters 1000 de Monte Carlo, em abril, quando foi eliminado por Carlos Alcaraz; e chegou às oitavas do Australian Open, mas foi superado por Tommy Paul.
Fonte original: abrir