
Feira do Lavradio comemora 30 anos com samba, apresentação de dança, gastronomia e novo palco
A Feira do Lavradio completa 30 anos e, para celebrar o aniversário, promove uma festa neste sábado (25), a partir das 11h, com programação gratuita. Criada em 1995 por um grupo de empresários do Polo Novo Rio Antigo, a feira foi um movimento para revitalizar a região da Lapa, que passava por um período de decadência. Aos poucos, sempre no primeiro sábado do mês, tornou-se uma das principais atrações da cidade. Hoje — e desde o fim da pandemia —, acontece todo sábado, com novas atrações e novidades, que serão destaque na festa.
Menu executivo todo dia, toda hora: casas com cardápio promocional à noite e nos fins de semana
Peças de Rita Lee e Frida Kahlo, Mundo Bita, baleia inflável: o que fazer com crianças
No evento, inaugura o “Palco Isnard Manso”, com apresentação do Dança CCC (14h), escola criada pelo artista homenageado. Ex-presidente do Polo Novo Rio Antigo, Manso era coreógrafo e empresário, e morreu em 2020. Às 16h, quem comanda a festa é o cantor Nando Bonfá.
Outra novidade é o Samba da Feira, que acontece na Praça Lima Barreto desde setembro desse ano, que se tornou uma atração fixa, realizada em todas as edições da feira. Desta vez, quem comanda a roda de samba é o carioca Bruno Motta, que começou sua carreira na Orquestra Jovem de Cordas Dedilhadas, do Conservatório Brasileiro de Música. O grupo se apresenta ao som de grandes sucessos de artistas como Jorge Aragão, Almir Guineto, Zeca Pagodinho e Beth Carvalho. A partir das 11h, o som é com o DJ, e às 14h, o samba começa.
Além da música, a parte gastronômica também não deixa a desejar, com destaque para expositores como Latifa, Sabor da Roça, Sandudog e Cookie Pisca.
Do Rio Antigo às três décadas
Feira do Lavradio começou em 1995, em um projeto para recuperar a Lapa
Divulgação
Primeira via residencial da cidade, a Rua do Lavradio foi aberta em 1771 e já abrigou personalidades como Duque de Caxias, Marquês de Olinda, Marquês de Cantagallo, Jesuína Montani e João Caetano. A Feira do Lavradio começou de forma mais modesta, com cerca de 100 expositores. Com o passar dos anos, sua popularidade cresceu, atraindo milhares de visitantes e um número crescente de expositores, que hoje ultrapassa os 300, com mais de mil pessoas em lista de espera. A diversidade de produtos, que vai de antiguidades e objetos de decoração a artesanato e moda, tornou-se uma das marcas registradas do evento. Em setembro de 2021, a Rua do Lavradio foi transformada em patrimônio imaterial cultural do estado do Rio.
Fonte original: abrir