Fala de Lula sobre traficantes gera 15,6 milhões de menções nas redes; maior parte é negativa, diz análise
Lula: traficantes seriam “vítimas” dos usuários de drogas
A declaração do presidente Lula (PT) de que traficantes "são vítimas dos usuários" de drogas, feita durante coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia, gerou um total de 15,6 milhões de menções nas redes em apenas 10 horas, diz levantamento da Ativaweb DataLab.
Do total de menções, quase 70% foram críticas à fala do petista. Segundo a análise, a frase do petista foi o principal "gatilho" de polarização do mês de outubro, com disseminação acelerada nas plataformas.
Instagram (38,2%) e o X (35,7%) reuniram a maior parte das discussões. A análise de sentimento demonstrou que a reação à fala de Lula foi majoritariamente negativa.
'Frase mal colocada', diz Lula
Análise de Sentimento em menções sobre fala de Lula nas redes
As expressões mais recorrentes nas menções negativas incluíram termos como "vergonha nacional", "inversão de valores" e "defesa de criminosos".
Perfis alinhados à esquerda tentaram enquadrar a fala como um "debate sobre as causas sociais do tráfico", mas não conseguiram, conforme o levantamento, conter o avanço das interpretações críticas.
Repercussão em todo o país
Apesar da concentração de menções nos grandes centros urbanos, o estudo, por meio do Índice de Distribuição Ativa (IDA), verificou que o tema repercutiu em todos os estados, sinalizando um debate transversal.
Os cinco estados que mais geraram menções foram:
São Paulo (24,8%)
Rio de Janeiro (14,6%)
Minas Gerais (8,7%)
Pernambuco (7,4%)
Bahia (6,9%)
Fonte original: abrir