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O que acontece com um carro elétrico quando chove e como a água afeta seu desempenho? Entenda

25/10/2025 07:02 O Globo - Rio/Política RJ

Com o surgimento dos motores híbridos e elétricos, muitas pessoas desconhecem os efeitos do clima sobre esses veículos. Especialistas apontam que condições externas, como a chuva, podem influenciar o desempenho dos carros, mesmo que indiretamente.
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De acordo com a NenPower, empresa chinesa de tendências energéticas, a chuva não afeta diretamente o desempenho mecânico de um carro elétrico, mas provoca mudanças que podem reduzir a autonomia.
Um artigo da divisão de energia dos EUA, Fuel Economy, observa que um carro elétrico normalmente converte entre 80% e 85% de sua energia em movimento. Isso significa que os motoristas percebem mais os efeitos do clima nos veículos elétricos do que nos motores de combustão, que aproveitam apenas cerca de 25% da energia química. O problema é agravado pela resistência ao rolamento, que aumenta o consumo de energia.
Por que o consumo de energia aumenta quando chove?
Especialistas apontam algumas razões para isso:
Maior resistência ao rolamento: segundo a EV Charge Reviews, editora dedicada a carregadores de carros elétricos, um dos principais fatores é a energia extra necessária para movimentar os pneus sobre a água acumulada na pista.
Baixas velocidades: a NenPower explica que estradas molhadas fazem os motoristas reduzirem a velocidade, o que impacta diretamente o consumo de energia.
Umidade no ar: conforme a plataforma de informações automotivas BitAuto, o aumento da umidade pode tornar o veículo mais pesado, elevando o consumo.
Uso do ar-condicionado: o EV Charge Reviews lembra que a chuva normalmente vem acompanhada de temperaturas mais baixas, o que leva a um maior uso do sistema de aquecimento interno, afetando a autonomia.
Aumento da condutividade: ainda segundo a BitAuto, a chuva pode tornar a superfície do veículo mais condutiva, o que provoca perda de energia durante a condução.
Esses fatores mostram que, embora a água não interfira diretamente na mecânica dos carros elétricos, ela influencia a forma como a energia é consumida, tornando a condução em dias chuvosos um desafio adicional para motoristas de veículos híbridos e elétricos.

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