
Explosão em Olinda mata 2 pessoas e destrói 8 casas: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso
Autoridades de Pernambuco investigam o que causou uma explosão que deixou dois mortos, dez feridos e oito casas destruídas na manhã deste domingo, em Olinda. Moradores relataram ter sentido uma forte cheiro de gás após um estrondo no local.
Vídeo mostra conjunto de casas após explosão que deixou ao menos dois mortos e dez feridos em Olinda
Entrevista: 'Receita será força adicional no combate ao crime', diz relator da PEC da Segurança
Dos 12 moradores que estavam nas residências no momento do acidente, um homem e uma mulher morreram. As vítimas fatais são Cláudio dos Anjos da Silva, de 40 anos, e Luzinete dos Santos Lima, de 69 anos — a idosa era cadeirante e seu corpo foi localizado pelo Corpo de Bombeiros com a ajuda de cães farejadores no fim da tarde deste domingo.
O marido dela, José de Lima, de 67 anos, foi encaminhado de helicóptero para o Hospital da Restauração (HR), no Recife, com queimaduras graves no corpo. A Defesa Civil, inicialmente, divulgou que ele não havia resistido aos ferimentos, mas a informação foi corrigida. Lima segue internado, em estado grave, com 90% do corpo queimado.
Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde das demais vítimas feridas. Segundo a TV Globo, duas crianças foram levadas para uma unidade de saúde de Olinda.
A explosão ocorreu por volta das 7h30 no bairro de Ouro Preto. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano informou que foi acionado às 7h32 e que enviou 14 viaturas para o local. Ao todo, nove viaturas do Corpo de Bombeiros e 33 agentes também trabalharam nos resgates, com apoio de cães farejadores.
Casa interditada
A explosão ocorreu na Rua Dr. Bernardino de Sena Dias, no bairro de Ouro Preto. O impacto destruiu completamente oito casas conjugadas (cinco no térreo e três no primeiro andar).
O secretário-executivo de Defesa Civil de Olinda, coronel Carlos D'Albuquerque, afirmou ao g1 que uma casa vizinha ao terreno onde ficavam as oito residências será desocupada porque uma parede caiu sobre o telhado. Outras casas próximas também foram danificadas, mas não terão de ser interditadas.
A área foi isolada pela Polícia Militar. Equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal acompanham os trabalhos de busca e farão, em seguida, a avaliação estrutural dos imóveis atingidos.
O Instituto de Criminalística está no local e realiza perícia na área. A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Varadouro, ficará responsável pela investigação das causas da explosão.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), que está licenciada do cargo enquanto faz uma viagem à China, prestou solidariedade às vítimas. “Daqui da China, sigo em contato com a governadora em exercício Priscila Krause, que já conversou com a prefeita Mirella Almeida e reafirmou o trabalho do Governo de Pernambuco neste momento difícil. Que Deus console o coração das famílias e amigos das vítimas”, escreveu.
A Prefeitura de Olinda também informou em sua conta no X que suas equipes estão empenhadas no resgate, suporte e acolhimento das vítimas. As autoridades decretaram luto oficial de três dias.
Fonte original: abrir