Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Executivo da Globo ganha Troféu 'O Equilibrista 2025'

23/10/2025 00:40 O Globo - Rio/Política RJ

O diretor de Produtos Digitais, Finanças, Jurídico e Infraestrutura da Globo, Manuel Belmar, recebeu na noite desta quarta-feira (22) o o Prêmio “O Equilibrista 2025”, concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-Rio) ao principal executivo do ano. A premiação celebra anualmente líderes que se destacam pela atuação estratégica, capacidade de superação e contribuição relevante ao desenvolvimento empresarial e da sociedade.
Belmar iniciou sua trajetória no Grupo Globo em 2003, como gerente-geral de tesouraria no Infoglobo. Em 2009, assumiu a diretoria financeira e de gestão da Globosat, e posteriormente tornou-se diretor de operações, com atuação em tecnologia, publicidade e transformação digital.
Com a integração das operações da Globo, passou a ocupar o cargo de CFO da empresa. Em 2024, assumiu também a liderança dos produtos digitais, incluindo o Globoplay, os portais g1, ge, gshow, Globo.com, Cartola, Receitas, os negócios internacionais e a Globo Filmes.
— Esse é um marco muito especial na minha carreira, que representa também o trabalho incansável de muita gente talentosa que faz parte da minha jornada profissional. Chega num momento de grande maturidade, em que olho para trás e vejo o quanto evoluí. O próprio nome do prêmio é simbólico. Hoje, mais do que nunca, o papel do executivo é buscar equilíbrio em meio a transformações profundas e constantes. É sobre tomar decisões com coragem, mas também com ponderação. É sobre liderar com visão, sem perder o senso de realidade —ressaltou.
Initial plugin text
O executivo acrescentou que a premiação mostra o processo de construção de uma Globo mais ágil, conectada com o presente e preparada para o futuro. De acordo com Belmar, a transformação da Globo – com a consolidação do Globoplay, a preparação para a DTV+ e a reorganização interna – exigiu resiliência, colaboração e uma visão clara de futuro.
— A indústria de mídia vive disrupções aceleradas, está sendo redesenhada em tempo real. E a Globo tem conseguido manter sua relevância e se posicionar como protagonista nesse processo, apostando continuamente em inovação, tecnologia e novos modelos de negócio — disse.
Para Belmar, receber o “Equilibrista 2025” em um contexto em que a inovação causa disrupção em todos os setores mostra que o Brasil “tem protagonismo, tem talento e tem empresas que estão se reinventando com coragem”.
— Na Globo, temos enfrentado essa transformação com uma visão otimista, estratégica e conectada às mudanças do mercado e dos consumidores. A inteligência artificial, por exemplo, já está integrada às nossas operações, mas sempre com o olhar humano como guia — afirmou.
Ele acrescentou que o desafio de se comunicar com novas gerações e oferecer propostas de valor que façam sentido em múltiplas plataformas também é compartilhado por todos os setores:
— Mas no audiovisual, isso acontece com uma velocidade e uma visibilidade enormes. Por isso vejo esse reconhecimento, acima de tudo, como um incentivo para continuarmos liderando com visão, equilíbrio e responsabilidade.
Em seu discurso na cerimônia de entrega do prêmio, Belmar lembrou que 2025 foi um ano que marcou e marca um ciclo de transformações muito profundas na indústria da mídia.
— A gente tem tentado navegar com o equilíbrio necessário para a gente garantir que esses 100 anos, na verdade, se rejuvenescem. Porque esse é o primeiro ano dos próximos 100 anos.
O vice-presidente do Conselho Administrativo de Administração do Ibef-Rio, Márcio Fortes, ressaltou que a escolha de Belmar se deu pela sua atuação à frente da Globo, focada no futuro e no equilíbrio.
— O prêmio Equilibrista já existe há mais de 30 anos, e a longo do tempo nós o dedicamos às coisas mais importantes no momento. No caso de hoje, tem quatro ou cinco aspectos. Primeiro, é a referência de grupo empresarial inovador, moderníssimo, tradicional e avançadíssimo no ESG, que já utiliza e estuda como melhorar a inteligência artificial em todos os seus aspectos — afirmou Fortes.

Fonte original: abrir