Elon Musk lança Grokipedia para competir com a Wikipedia e promete 'dez vezes mais verdade'
A empresa xAI, de Elon Musk, lançou nesta segunda-feira a Grokipedia, uma nova enciclopédia digital criada para rivalizar com a Wikipedia, que o bilionário acusa de ter tendência ideológica de esquerda. A versão inicial, chamada Grokipedia 0.1, já contava com mais de 885 mil artigos no dia do lançamento, ainda distante dos mais de 7 milhões disponíveis na Wikipedia em inglês. Segundo Musk, a futura versão 1.0 será “dez vezes melhor” que a atual e já supera a concorrente.
Tesla, de Elon Musk, frustra expectativas de lucro mesmo com recorde nas vendas de carros elétricos
“O objetivo de Grok e Grokipedia.com é a verdade, toda a verdade e nada além da verdade. Nunca seremos perfeitos, mas nos esforçaremos para alcançá-la”, escreveu Musk em sua rede social X.
O lançamento, previsto originalmente para setembro, foi adiado para que a equipe pudesse “eliminar a propaganda”, de acordo com o próprio empresário.
Musk é um crítico de longa data da Wikipedia. Em 2024, afirmou que o site estava “controlado por ativistas de extrema esquerda” e pediu que o público deixasse de doar à plataforma. Ele também declarou que a enciclopédia “não pode ser usada como fonte definitiva” devido ao seu “forte viés editorial”.
A Grokipedia é abastecida por inteligência artificial, com textos produzidos pelo assistente Grok, também desenvolvido pela xAI.
Um dos artigos do novo portal sobre o próprio Musk afirma que o CEO da Tesla e da SpaceX “promoveu debates sobre progresso tecnológico, declínio demográfico e vieses institucionais, muitas vezes por meio da rede X”.
O texto acrescenta que ele fez isso “em meio a críticas da mídia tradicional, que demonstraria uma inclinação sistemática à esquerda em sua cobertura”.
Criada em 2001, a Wikipedia segue sendo uma enciclopédia colaborativa mantida por voluntários e doações, defendendo um “ponto de vista neutro” em seus conteúdos.
Fonte original: abrir