Dos céus para o fundo do mar: Virgin terá trem sob Canal da Mancha, rivalizando com Eurostar
O monopólio de 31 anos da Eurostar sobre os trens internacionais que partem do Reino Unido, ou seja, que atravessam o fundo do mar sob o Canal da Mancha rumo à Europa continental, está perto do fim. A Virgin Trains foi autorizada pelo Office of Rail and Road (ORR, na sigla em inglês autoridade britânica que regula o setor) a operar esses serviços.
Assim, a empresa de Richard Branson planeja oferecer as viagens a partir de 2030, operando trens de Londres para Paris, Bruxelas e Amsterdã.
“Vamos revolucionar definitivamente a rota através do Canal e dar aos consumidores a escolha que eles merecem”, disse Branson em um comunicado.
O bilionário britânico é dono também da companhia aérea de baixo custo Virgin Atlantic e um pioneiro em viagens de turismo espacial com a Virgin Galactic. As autoridades britânicas afirmaram que o projeto que libera o Túnel da Mancha à concorrência poderá viabilizar 700 milhões de libras (US$ 923 milhões) em novos investimentos e criará 400 novos empregos.
A autorização do órgão regulador põe fim ao domínio da Eurostar na rota desde a abertura do Túnel da Mancha em 1994. A operadora transportou um recorde de 19,5 milhões de passageiros no ano passado, graças principalmente aos Jogos Olímpicos de Paris. Mas tem enfrentado críticas por seus preços elevados.
O ORR afirmou que os planos da Virgin eram “financeira e operacionalmente mais robustos” do que os de outros candidatos rejeitados, incluindo Evolyn, Gemini e Trenitalia. A Virgin terá que firmar um acordo comercial com a Eurostar, levantar crédito e obter aprovações de segurança antes de iniciar o serviço.
A Virgin afirmou nesta quinta-feira que o investidor em infraestrutura Equitix financiará a compra de 12 trens da Alstom. Junto com a Equitix, a empresa de private equity Azzurra Capital ajudará a financiar a operadora.
Fonte original: abrir