Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Dois ex-funcionários do Ibama são absolvidos de sentença pela morte de 900 animais no Centro de Triagem de Animais Silvestres, Cetas

24/10/2025 11:01 O Globo - Rio/Política RJ

Dois ex-funcionários do Ibama foram absolvidos de sentença que apurava a morte de 900 animais no Centro de Triagem de Animais Silvestres, Cetas. O ex-superintendente do Ibama no Rio, almirante Alexandre Augusto Amaral Dias da Cruz, e o ex-chefe da divisão técnica do órgão, Roberto Huet de Salvo Souza, foram denunciados num processo em 2022 que investigava a morte de ao menos 900 animais no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) entre novembro de 2020 e março de 2021. A confirmação é da Primeira Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).
Segundo documentos, nesse período, o local ficou sem tratadores. À época, a empresa que fornecia esses profissionais quis encerrar o contrato, o que "prejudicou os serviços de alimentação, hidratação e higienização dos animais".
Na Justiça, não ficou comprovada a omissão dos dois servidores alegada pelo Ministério Público Federal, autor da denúncia. A sentença, confirmada em segunda instância, apontou que os servidores buscaram agilizar uma contratação emergencial e a licitação de uma nova empresa, para prestar o serviço especializado, mas os processos sofreram entraves burocráticos, tanto locais quanto na sede do Ibama, em Brasília.

Fonte original: abrir