Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

'Toca e Passa': Tetra em 94, Jorginho se diz 'otimista' pelo hexa da seleção e elege preferidos na lateral direita

24/10/2025 13:55 O Globo - Rio/Política RJ

Campeão da Copa do Mundo de 1994 pelo Brasil e com uma galeria de títulos por clubes como Flamengo, Vasco e Bayern de Munique-ALE, Jorginho é o convidado desta semana do "Toca e Passa", videocast do GLOBO. No episódio, o ex-lateral-direito e atual técnico de futebol analisou o momento da seleção e se disse "otimista" pela conquista do hexa em 2026.
— Todas as vezes que saímos com muita desconfiança, fomos muito bem. Acho que temos bons jogadores. O grande problema são os erros sucessivos que tivemos, principalmente na época do Ednaldo (Rodrigues, ex-presidente da CBF). Não houve uma definição após a saída do Tite, e isso atrapalhou a montagem de uma equipe para que cheguemos bem estruturados taticamente. Então, creio que temos bons jogadores, mas ainda existe algumas (lacunas), como as laterais, um meia-atacante... Acho que o Rodrygo pode fazer esse papel de 10 clássico, ou o Neymar, se estiver com a cabeça focada mesmo, para ser esse cara diferenciado. Mas o que esperamos é que a seleção faça realmente um grande trabalho e, quem sabe, assim como aconteceu em 1994, sejamos campeões do mundo depois de 24 anos — disse Jorginho.
Melhor lateral das Copas do Mundo de 1990 e 1994, quando foi titular pela seleção, Jorginho é conhecido também por ter tido um dos melhores cruzamentos da história do futebol brasileiro e até mundial. Ainda assim, segundo ele, o melhor que já existiu em sua posição pelo time canarinho foi Leandro, seu ex-companheiro de Flamengo.
Para maratonar: Assista a todos os episódios do 'Toca e Passa'
No entanto, o cenário atual é de indefinição na equipe de Carlo Ancelotti. O panorama é de quatro jogadores, Vanderson (Monaco-FRA), Wesley (Roma-ITA), Vitinho (Botafogo) e Paulo Henrique (Vasco) na briga por duas vagas. Jorginho escolheu os seus preferidos.
— (Me identifico) mais com o PH. É interessante. Nós frequentamos a mesma igreja lá na Barra, e eu encontrei com ele uma semana antes dele ser convocado. Falei que ele estava bem, para seguir ligado e, caso a oportunidade surgisse, que fosse com coragem — introduziu o campeão mundial.
— Ele tem todas as valências de um grande lateral. Marca muito bem, se comunica com facilidade em campo, faz boas coberturas dos zagueiros e é muito forte no um contra um defensivo. Então, assim, acho que tanto ele quanto o Vitinho. Gostei muito dos dois e acho que podem voltar a ser convocados para a seleção. Sabemos que têm outros laterais, mas, sinceramente, eles foram os que mais me agradaram — concluiu.
O “Toca e Passa” é o videocast semanal do jornal O GLOBO, com oferecimento de 7Games, em que personagens do mundo da bola analisam suas carreiras e debatem temas relevantes do futebol. Confira todos os episódios no YouTube, no Spotify ou no Apple Podcasts.

Fonte original: abrir