Raios de tempestade matam seis gados de uma só vez em pasto na Argentina; prejuízo chega a R$ 36 mil
Uma violenta tempestade que atingiu o estado na manhã desta quinta-feira (23) causou a morte de seis cabeças de gado em um pasto na região de Quehué, na província de La Pampa, na Argentina. Segundo o jornal La Arena, os animais morreram após serem atingidos por raios.
Humanos e preguiças-gigantes lado a lado? Achados de 40 mil anos na Argentina podem reescrever a História das Américas; imagens
Entenda: Seca prolongada na Argentina faz Santa Fé perder 317 mil vacas, aponta pesquisa
"Como é linda a paisagem!", diz o produtor enquanto caminha pela área do desastre. No vídeo que gravou ao visitar o local, ele repete frases que refletem o desamparo e a frustração diante de mais um choque climático.
"Como é linda, como é encantadora a paisagem. Aí queremos que chova", disse o fazendeiro, cuja identidade não foi divulgada. Ele mostra os animais deitados no chão, sob uma árvore, onde aparentemente estavam no momento do trágico acontecimento.
O episódio, relatou o produtor no vídeo, ocorreu por volta das 10h da manhã, após uma intensa tempestade que atingiu grande parte do território dos Pampas.
Visivelmente afetado pelas perdas, o fazendeiro resumiu o prejuízo econômico em uma frase: “Um segundo, 10 milhões de pesos” (cerca de R$ 36 mil).
O fenômeno evidencia, mais uma vez, a vulnerabilidade dos sistemas produtivos frente a eventos climáticos extremos, que se intensificaram nos últimos meses em diversas regiões do país.
Clima
Nesta quinta-feira, o Serviço Meteorológico Nacional emitiu alerta de tempestade severa para as províncias de Buenos Aires, La Pampa e Córdoba. De acordo com o último relatório, o ar quente e úmido nessas regiões, carregado de instabilidade, pode gerar tempestades severas na região central do país.
As precipitações podem se deslocar para o norte do país a partir da tarde desta sexta-feira, onde há previsão de pancadas de chuva. A previsão indica chuvas de intensidade variável nas próximas 24 horas em Buenos Aires, sul de Córdoba, La Pampa e San Luis. Nas províncias da Patagônia, há possibilidade de garoa e neve na Terra do Fogo, Santa Cruz e Chubut.
Fonte original: abrir