Da redução de carne ao uso de bicicleta: 11 ações para ajudar o clima do planeta, do amanhecer até dormir
Para que o planeta consiga se manter dentro da meta de aquecimento de no máximo 1,5°C neste século, os países precisam cortar suas emissões de gases-estufa em 42% até 2030, e seguirem com os cortes até zerarem em 2050.
'Cidades do futuro': 'A ação climática pode impulsionar metas de justiça social', diz prefeito de Johannesburgo
Esse objetivo vai requerer profundas transformações econômicas, que envolvem enfrentar setores econômicos poderosos, sobretudo a indústria dos combustíveis fósseis e a pecuária.
Se é verdade que ninguém pode fazer uma grande diferença sozinho nessa empreitada, também é preciso levar em conta que é possível dar uma contribuição para a causa.
Para muitos, pregar o comportamento ambientalmente correto é mais uma questão ética do que uma necessidade política no enfrentamento da crise do clima.
Seja qual for sua posição, O GLOBO reuniu abaixo algumas sugestões de mudança na rotina que podem ajudar a dar uma pequena contribuição para salvar o clima. Veja abaixo 11 medidas que podem ser tomadas ao longo do dia.
Ao acordar
Banho rápido
Reduzir o banho de 10 para 5 minutos pode levar uma economia de cerca de 80 litros de água e evitar a emissão de aproximadamente 2,5 kg de CO₂ por mês (considerando um chuveiro elétrico de 5500W).
Desligar completamente os equipamentos eletrônicos
Uma residência gasta até 10% de sua energia com aparelhos em stand by. Desligá-los pode levar a uma economia de até 500 kWh por ano, evitando 200 kg de CO₂ (isso varia com a matriz elétrica).
Café da manhã de baixo carbono
Trocar presunto ou bacon por cereais pode levar a uma economia de aproximadamente 1,5 kg de CO₂. Um dia sem laticínios evita cerca de 1 kg de CO₂.
No trabalho
Transporte sustentável
Deixar o carro em casa um dia por semana (para um trajeto de 20 km/dia) pode diminuir o gasto de 230 kg de CO₂ por ano. Trocar o carro pela bicicleta para um trajeto de 5 km evita a emissão de aproximadamente 1 kg de CO₂ por dia.
Garrafinhas e copos plásticos
Evitar usar um copo plástico e uma garrafa de água por dia poupa mais de 500 itens descartáveis por ano.
Energia no trabalho
Desligar um monitor de 24 polegadas durante 1 hora da pausa do almoço leva a uma economia diária de 0,05 kWh. Multiplicado por 200 dias de trabalho, são 10 kWh/ano, evitando 4 kg de CO₂.
Voltando para casa
Menos carne
Substituir uma refeição com carne bovina (200g) por uma opção vegetariana pode reduzir a pegada da refeição em até 5 kg de CO₂.
Consumo consciente
Recusar 3 sacolas plásticas por semana evita mais de 150 sacolas por ano. Cada sacola plástica responde pela emissão de cerca de 50g de CO₂, totalizando 7,5 kg de CO₂ economizados.
Refresco
Ajustar o termostato do ar-condicionado em apenas 2°C para mais no verão pode reduzir o consumo de energia do aparelho em até 10%.
Antes de dormir
Luz apagada
Substituir 5 lâmpadas incandescentes de 60W por LEDs de 9W que ficam ligadas quatro horas a menos por dia proporciona uma economia de 0,3 kWh/dia, ou cerca de 110 kWh/ano (aproximadamente 44 kg de CO₂).
Recicle
Reciclar 1 kg de plástico (PET) evita a emissão de 2 kg de CO₂ em comparação com a produção de plástico convencional. Compostar 1 kg de resíduos orgânicos por dia evita a emissão de 0,5 kg de CO₂ equivalente (na forma de metano) que seria gerado num aterro sanitário.
Fonte original: abrir