Condomínio é construído em terreno que abriga histórica casa de Teixeirinha com piscina em formato de cuia de chimarrão
Condomínio é construído em terreno que abriga histórica casa de Teixeirinha
Um condomínio residencial está sendo construído em parte do terreno que abriga a histórica casa onde morou o músico Teixeirinha, em Porto Alegre. O local, no bairro Glória, ficou conhecido pela piscina em formato de cuia de chimarrão. (Veja foto abaixo)
Batizado de "Querência Amada", em homenagem ao cantor gaúcho, o empreendimento contará com 280 apartamentos de 1 ou 2 dormitórios, distribuídos em 7 torres. Conforme a empresa Morana, "a casa e a icônica piscina serão preservadas fora do condomínio".
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
"Guardando a memória de um dos maiores ícones gaúchos, preservando seu legado e homenageando o artista que, através de sua música, deu voz ao nosso Rio Grande", diz a construtora.
As obras no local tiveram início no primeiro semestre deste ano. Atualmente, se encontram em fase de conclusão do preparo do terreno e da fundação (estrutura de sustentação da edificação).
A entrega das unidades está prevista para 2028.
Piscina em formato de cuia de chimarrão na casa de Teixeirinha
Livia Stumpf/Agência RBS
Ideia era que piscina tivesse formato de violão
O neto de Teixeirinha, Victor Teixeira Neto, disse ao g1 que a ideia inicial era que a piscina tivesse formato de um violão. A remodelação para uma cuia de chimarrão se deu a partir de um erro nas dimensões do projeto.
"Era para ser um violão, só que o braço do violão ficou desproporcional. O pai chegou para o meu avô e disse: 'olha, ficou desproporcional, mas eu acho que se o senhor fizer uma cuia de chimarrão fica melhor, porque o braço ficou muito curto'. O vô não falou nada para ele na hora, mas acabou acatando a ideia", conta.
Teixeira Neto afirma que guarda boas recordações dos tempos de infância e adolescência. Entre as memórias afetivas, está a comemoração do Campeonato Brasileiro de 1996, conquistado pelo Grêmio.
Casa que foi do cantor Teixeirinha (1927-1985) tem piscina em formato de cuia de chimarrão
Livia Stumpf e Adolfo Alves/Agência RBS
"Uma das recordações que tenho foi que nós assistimos, lá na casa do vô, a final do Campeonato Brasileiro de 1996, do Grêmio contra a Portuguesa. Quando acabou o jogo, nos jogamos na piscina", relembra.
Teixeirinha morreu em 1985, aos 58 anos, vítima de um câncer. "Querência Amada" se tornou uma das músicas mais populares do regionalismo. A letra exalta a paisagem, personalidades políticas e o povo gaúcho.
Capa do álbum 'Inéditas', de Teixeirinha
Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Fonte original: abrir