Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

VÍDEO: Tikúna, Guarani Kaiowá, Guajajara...veja e ouça como se fala as 10 maiores línguas indígenas do Brasil

24/10/2025 13:00 G1 RS

Veja quais são as 10 ínguas indígenas mais faladas no Brasil
No Brasil, há 295 línguas indígenas, presentes em cerca de um quinto dos municípios. Esse é um dos resultados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As mais faladas são:
Tikúna
Guarani Kaiowá
Guajajara
Kaingang
Xavante
Yanomami
Sateré-Mawé
Nheengatu
Munduruku
Tukano
Esse número é 7% maior que o registrado em 2010 (274 línguas) e, de acordo com o IBGE, uma das explicações é a mudança na metodologia de coleta, que permitiu a desagregação de etnias que antes estavam agrupadas. Os dados divulgados mostraram que o Brasil tem 391 povos indígenas, número 30% maior que o do Censo anterior.
Outra justificativa para o maior número de línguas e povos indígenas é apontado por Marta Antunes, Gerente de Povos e Comunidades Tradicionais e Grupos Populacionais Específicos (GPCTE) do IBGE: o aumento do pertencimento da população indígena.
“Há um aumento entre os dois censos de pessoas que se declaram indígenas, mas também de declararem seu pertencimento a uma etnia, povo ou grupo indígena. Esse é um processo que alguns acadêmicos chamam de reemergência étnica, mas que os indígenas chamam de autoafirmação étnica e de revitalização de pertencimento étnico”.
Além da maior diversidade linguística, entre 2010 e 2022, a quantidade de indígenas que falam uma ou mais línguas indígenas passou de 293.853 para 433.980 falantes – 47% a mais. No entanto, há um decréscimo percentual de falantes de língua indígena no total das pessoas indígenas do país.
Para Marta Antunes, essa redução percentual é esperada. "O que a gente está vendo é que com o crescimento da população indígena, entram mais pessoas em termos absolutos que não falam língua indígena no contingente total de pessoas indígenas. Por outro lado, aumentar os falantes nos traz uma tranquilidade de saber que não só a gente tem novas línguas sendo faladas e usadas nos domicílios pelos povos indígenas, quanto também uma amplitude de pessoas falando”.
Antunes explica que outro resultado divulgado pelo IBGE, a mediana de idade da população, corrobora a proteção e manutenção das línguas indígenas. A idade mediana dos falantes de língua indígena é mais baixa (21 anos) que a dos indígenas em geral (25 anos). “Isso denota que não são os mais velhos que continuam falando a língua; são os mais jovens e isso é importantíssimo para a manutenção dos falantes de língua indígena, para a transmissão para os mais novos".
As 10 línguas indígenas mais faladas:
1. Tikúna
A língua Tikúna é a com mais falantes, predominantemente falada no Amazonas. O Censo 2022. registrou 51.978 falantes, sendo 88% em Terras Indígenas, 9% em áreas urbanas e 4% localidades rurais.
2. Guarani Kaiowá
A segunda língua indígena mais falada é a Guarani Kaiowá, com 38.658 pessoas indígenas que falam cotidianamente. Os falantes de Guarani Kaiowá residiam, majoritariamente, em Terras Indígenas (82%) e estão situados no Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.
3. Guajajara
Com 29.212 falantes, a língua Guajajara foi a terceira do ranking. A maior parte deles, 90%, reside em Terras Indígenas. Os falantes de Guajajara estão principalmente no estado do Maranhão.
4. Kaingang
A pesquisa contabilizou 27.482 falantes de Kaingang, 79% localizados em Terras Indígenas. O Censo contabilizou 21% de falantes fora dessas áreas: 10% em regiões urbanas, 11% em rurais.
5. Xavante
A língua Xavante tinha 21.772 falantes indígenas em 2022. Desse quantitativo, o Censo registrou 85% residindo em Terras Indígenas. Fora de localidades indígenas, 8% estão em áreas urbanas, 7% em áreas rurais.
6. Yanomami
O Censo registrou 19.174 pessoas indígenas que falam ou usam a língua indígena Yanomami em seus domicílios; desses, cerca de 96% moram em Terras Indígenas.
7. Sateré-Mawé
A sétima língua indígena mais falada é a Sateré-Mawé, com 15.421 pessoas indígenas que falam cotidianamente. 20% dos falantes da língua moram fora de Terras Indígenas (12% em áreas urbanas e 8% em áreas rurais).
8. Nheengatu
Em seguida no ranking está a Nheengatu, com 13.070 falantes. Essa é a única língua indígena entre as dez mais faladas, em que a maioria dos falantes não residia em Terras Indígenas: cerca de 60% dos falantes moram fora de Terras Indígenas. A língua também passou a ser a língua indígena mais falada do estado do Ceará em 2022.
9. Munduruku
A língua indígena Munduruku foi a nona língua com mais falantes em 2022, segundo o IBGE. Foram registrados 12.961 indígenas que falam essa língua. É a língua indígena mais falada no estado do Pará.
10. Tukano
O Censo 2022 registrou 12.435 falantes indígenas de Tukano, sendo 60% moradores de Terras Indígenas. Fora de TIs, 36% estão em áreas urbanas e 3% em áreas rurais.
Migração também influencia
O crescimento no número total de línguas e de etnias identificadas também está relacionado aos grupos com trajetórias migratórias no país. “Um exemplo são os povos de origem venezuelana que a

Fonte original: abrir