Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Complexos do Alemão e da Penha são alvos de megaoperação; ação tem dois mortos e homem em situação de rua baleado

28/10/2025 09:29 O Globo - Rio/Política RJ

Os complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio, são alvos de uma operação das polícias Civil e Militar, na manhã desta terça-feira, que mobiliza 2,5 mil homens. Promotores do Ministério Público também participam da ação, que é mais uma fase da Contenção. Dois suspeitos foram mortos e um morador em situação de rua foi baleado, segundo o Bom Dia Rio, da TV Globo. O telejornal informou também que há suspeitos baleados. Moradores dos conjuntos de favelas, formados por 26 comunidades, usam as redes sociais para relatar intensos tiroteios. Fogo foi ateado em barricadas e é possível ver colunas de fumaça à distância.
Defesa aponta reconhecimento ilegal: Polícia Civil admite erro em prisão de jovem acusada de roubo no Méier
Adeus às curvas: Nova Serra das Araras promete fim do trecho mais perigoso
A ação visa a capturar chefes do tráfico do Rio e de outros estados e combater a expansão territorial do Comando Vermelho nos complexos. A operação acontece após de mais de um ano de investigação. A Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) obteve mandados de busca e apreensão e de prisão, que são cumpridos.
Participam da Operação Contenção policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE) e das unidades operacionais da PM da capital e da Região Metropolitana. A Polícia Civil mobilizou agentes de todas as delegacias especializadas, das distritais, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência.
Além de aparato tecnológico, como drones, a Operação Contenção conta com dois helicópteros, 32 blindados terrestres e 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da PM, além de ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate.
Initial plugin text

Fonte original: abrir