Avião cai após decolagem nos EUA e provoca incêndio de grandes proporções
Um avião de carga da UPS caiu na tarde desta terça-feira (horário local) logo após decolar do Aeroporto Internacional Muhammad Ali, em Louisville, Kentucky, provocando um incêndio de grandes proporções nas imediações. De acordo com autoridades locais, havia três tripulantes a bordo da aeronave, identificada como o voo 2976, que seguia para Honolulu, no Havaí. O avião, um McDonnell Douglas MD-11, caiu por volta das 17h15 (horário local), momentos depois de deixar a pista oeste do aeroporto.
Assista: vídeo mostra momento em que caminhão provoca acidente com oito veículos e três mortes na Califórnia
Leia também: único sobrevivente de acidente da Air India diz viver 'milagre' e 'sofrimento diário' após tragédia que matou 241 pessoas
A polícia de Louisville informou que o local do acidente permanece isolado e descreveu a área como “ativa, com fogo e destroços”. Moradores próximos às avenidas Fern Valley e Grade Lane, na zona sul da cidade, foram orientados a evitar a região, e um alerta de abrigo em casa foi emitido para áreas ao norte do aeroporto, até o rio Ohio.
Vídeos gravados por emissoras locais mostraram uma densa coluna de fumaça negra subindo do ponto da queda, onde equipes de emergência tentavam conter as chamas alimentadas pelo combustível da aeronave — que decolava com o tanque cheio para a rota até o Havaí.
Initial plugin text
A UPS confirmou que foi notificada sobre o acidente e disse que investiga o ocorrido. “No momento, ainda não temos confirmação sobre feridos ou vítimas”, informou a empresa em nota. Já uma porta-voz da prefeitura de Louisville afirmou que há relatos de feridos, sem detalhar quantas pessoas teriam sido atingidas.
O aeroporto suspendeu temporariamente todos os pousos e decolagens, e o campo de aviação foi fechado. Segundo dados preliminares do site FlightRadar24, o avião chegou a atingir cerca de 175 pés de altitude antes de cair.
O governador do Kentucky, Andy Beshear, afirmou estar a caminho de Louisville e pediu orações “pelas famílias e pelos tripulantes afetados”. O senador Rand Paul também expressou solidariedade às equipes de resgate e aos envolvidos no acidente.
Initial plugin text
A área do acidente fica próxima ao Worldport, principal centro internacional de operações da UPS. O complexo, com 5,2 milhões de metros quadrados, processa mais de 400 mil pacotes por hora e emprega cerca de 25 mil pessoas, além de concentrar cerca de 400 voos diários, segundo dados da companhia e da cidade.
A Administração Federal de Aviação (FAA) informou que vai conduzir a investigação em parceria com o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB).
Fonte original: abrir