Cinco dias após encontro com Xi Jinping, Trump reduz tarifas contra a China por tráfico de fentanil
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou hoje uma ordem executiva que reduz de 20% para 10% as tarifas adicionais sobre diversos produtos chineses exportados para o mercado americano, que haviam sido impostas por seu governo como retaliação pelo tráfico de fentanil para o país.
A decisão formaliza uma parte fundamental do acordo alcançado entre o presidente norte-americano e seu homólogo chinês, Xi Jinping, após o encontro que ambos tiveram na Coreia do Sul na semana passada.
Se demorar muito... Lula diz que ligará para Trump se não houver avanço na negociação com os EUA até o fim da COP30
Tarifaço de Trump: Governo brasileiro já admite negociar cotas de exportação com os EUA
Pouco depois de retornar à Casa Branca este ano, Trump impôs tarifas adicionais de 20% sobre produtos vindos da China devido ao suposto papel do país na cadeia de fornecimento do fentanil, droga que provoca alta dependência e está por trás de mortes nos EUA.
Mas desde então, Pequim se comprometeu a interromper o fluxo de materiais usados na produção desse opioide sintético rumo aos Estados Unidos, após a cúpula entre Trump e Xi na semana passada em Busan (Coreia do Sul).
Audiovisual: Câmara aprova projeto que prevê regulamentação do streaming no Brasil
Por sua vez, Washington prometeu reduzir as tarifas sobre importações chinesas de 20% para 10% a partir de 10 de novembro.
A ordem de Trump desta terça-feira formaliza esse acordo, embora tenha indicado que autoridades norte-americanas supervisionarão o cumprimento do compromisso por parte da China.
As conversas do presidente republicano com Xi também resultaram em uma série de acordos adicionais, incluindo uma nova suspensão das tarifas recíprocas mais severas até 10 de novembro de 2026.
Initial plugin text
Fonte original: abrir