Arco-íris de prata: hóspedes do Hotel das Cataratas 'caçam' fenômeno
Está se programando para conhecer o Hotel das Cataras, em Foz do Iguaçu, um dos únicos a receber Três Chaves Michelin? Pense, então, em ir durante o período da Lua Cheia, quando, com sorte, alguns hóspedes conseguem ver o raro fenômeno do arco-íris prateado, ou arco-íris lunar, ou ainda "moonbow" diante das monumentais quedas d'água.
Arco-íris lunar em Foz do Iguaçu: foto feita de Phone
Joana Dale
O espetáculo da natureza, considerado por guias "a Aurora Boreal brasileira", pode ser visto em noites de Lua Cheia com céu limpo. Cinco vezes po mês, os guias do Hotel das Cataratas fazem o passeio com hóspedes, quando o Parque Nacional do Iguaçu está fechado para os visitantes comuns.
Explica-se: a luz do luar (que, na verdade, é a luz do Sol refletida) é refratada nas gotas de água que estão suspensas na atmosfera, causadas pela força das quedas de água, e faz com que as cores do espectro visível se separem, criando o arco-íris. Como o brilho da Lua é mais fraco que o solar, o arco-íris noturno tem suas cores menos destacadas, mas ainda é brilhante. A olho nu, é possível ver um arco prateado no meio das cachoeiras.
Arco-íris lunar em Foz do Iguaçu: foto feita de iPhone
Joana Dale
"É uma noite muito especial. A força da Lua cheia se soma a um campo energético formado por íons negativos que circundam as Cataratas. Esses íons, formados quando a água em alta velocidade entra em contato com as rochas, liberando partículas no ar que são quebradas em íons menores, formam uma bruma carregada eletricamente que tem efeitos positivos na saúde e bem-estar, como a redução do estresse e a melhoria do humor", explica um dos guias.
Fonte original: abrir