
Waymo, do grupo do Google, vai testar veículos autônomos com motoristas humanos no Aeroporto de Newark
A Waymo, subsidiária da Alphabet (também dona do Google), começará a testar manualmente seus veículos autônomos com motoristas humanos no Aeroporto de Newark, no estado americano de Nova Jersey, a 16 quilômetros de Nova York.
A iniciativa prepara o terreno para futuramente transportar passageiros de e para o terminal sem um motorista ao volante.
Efeito Trump: Tesla, de Elon Musk, frustra expectativas de lucro mesmo com recorde nas vendas de carros elétricos
IA: OpenAI aposta no futuro comprando milhões de chips sem recursos suficientes
A Waymo está colaborando com agentes da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey para realizar os testes, informou a empresa americana em uma publicação na rede X nesta quarta-feira.
A Waymo realiza esse tipo de teste em novos locais para coletar dados de mapeamento e treinar sua tecnologia autônoma nas condições de tráfego locais. O tempo necessário para começar a oferecer corridas pagas a passageiros varia conforme a regulamentação e a aceitação pública.
Guerra comercial: Casa Branca avalia restringir exportação de softwares americanos para a China, admite secretário
Atualmente, a Waymo já opera viagens totalmente autônomas no aeroporto de Phoenix, também nos EUA, e deve começar a atender o aeroporto de San Jose, na Califórnia, ainda neste ano.
Estratégia focada em aeroportos
Oferecer serviços de transporte em aeroportos — e não apenas em centros urbanos — é um dos principais objetivos da empresa de carros autônomos.
Argentina: Ministro de Milei diz que economia depende mais das eleições legislativas de domingo que da presidencial de 2027
Passageiros de companhias aéreas podem representar uma importante fonte de receita, mas essa expansão exige coordenação estreita com as autoridades para evitar congestionamentos em áreas de embarque e desembarque movimentadas.
O anúncio sobre o Aeroporto de Newark se baseia no trabalho de mapeamento e nos testes de veículos da Waymo em Nova York, iniciados em julho. O Departamento de Transportes da cidade prorrogou a permissão de testes da empresa até o fim do ano.
O que é Ambipar? Entenda o que faz a empresa divulgada por Gisele Bündchen que pediu recuperação judicial devendo R$ 10 bi
Sob essa autorização, a Waymo pode testar até oito de seus carros em Manhattan e no centro do Brooklyn, sempre com um especialista treinado ao volante.
A Waymo opera corridas em cinco cidades, incluindo São Francisco e Los Angeles. No entanto, ainda não poderá lançar um serviço comercial em Nova York, já que a cidade e o estado atualmente não oferecem licença para serviços de transporte comercial totalmente autônomos.
Fonte original: abrir