
VÍDEO: 1º vencedor de concurso de sommelier de água do Brasil explica diferenças entre tipos de águas minerais
Sommelier de água premiado demonstra diferenças entre tipos de águas minerais
Pode até causar estranhamento e mesmo desconfiança, mas sim, existem sommeliers de água, profissionais responsáveis por avaliar textura, aroma, mineralidade, alcalinidade e acidez de diferentes tipos de águas minerais. Sim, "água é água", mas nem toda é igual, como conta o 1º vencedor de um concurso de sommeliers de água no Brasil, o gaúcho Luis Gustavo da Silva Buske.
"A água também tem o seu terroir, as suas características, uma é mais mineral, outra menos, mais ácida, menos ácida. Como no vinho, há complexidades e elementos que a gente pode analisar", conta o Buske, que tem 20 anos de carreira e já foi premiado como melhor sommelier de vinhos do RS em 2022 e 2023.
📑 Terroir é um termo francês que define o conjunto de fatores naturais e humanos de uma extensão de terra, influenciando as características únicas de um produto, como uvas para vinho ou grãos de café. Abrange elementos como clima (temperatura, sol, chuva), solo (composição, inclinação), relevo e a ação do produtor (técnicas de cultivo e vinificação).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Questionado sobre se realmente há diferenças de sabor nas marcas de água mineral, Buske respondeu que também "não acreditava muito nisso".
"Mas fiz o curso da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) e aprendi que realmente existem nuances e sutilezas. O Brasil é um grande produtor de água mineral, com milhares de fontes, cada uma com características próprias", embora, ele lembra, o líquido seja, necessariamente, inodoro, incolor e insípido, como aprendemos na escola.
VÍDEO: 1º vencedor de concurso de sommelier de água no Brasil explica diferenças entre tipos de águas minerais
RBS TV/Reprodução
No vídeo acima, Buske preparou quatro taças com quatro tipos diferentes de águas minerais (veja o vídeo acima). Da direita para a esquerda, estão:
Água com baixa mineralidade: mais leve e menos encorpada devido à baixa quantidade de minerais na composição.
Água com alta mineralidade: tem mais corpo, ou seja, minerais na composição, o que reforça o "gosto".
Água com carbonatação natural: é uma água mais leve e que já surge da fonte com gás.
Água carbonatada com alta mineralidade: é uma água que tem, em sua composição, um reforço das duas características que tornam a água "mais pesada", como gás e mais minerais.
Buske explica que esses diferentes tipos de água podem harmonizar melhor ou pior com a gastronomia e a ocasião.
"É uma experiência para o consumidor: começar o dia com uma água de um determinado tipo e encerrar com outro tem seus efeitos na vida da pessoa. É a bebida certa para a ocasião certa", diz.
Existem as "águas minerais premium" disponíveis no Brasil, que se destacam pela origem, sendo que muitas são importadas de fontes naturais como alpes franceses ou geleiras norueguesas, mas também pela apresentação sofisticada, com garrafas de vidro. Essas águas prometem pureza extrema, equilíbrio mineral, alcalinidade elevada e até harmonização com pratos refinados e são comuns em restaurantes de alto padrão. O preço médio de uma garrafa individual varia entre R$ 20 e R$ 60.
Nas próximas semanas, o único sommelier de águas do RS premiado na ABS planeja elaborar cartas de águas para os empreendimentos onde trabalha.
O que faz o sommelier
Degustar água é profissão? Entenda o papel do sommelier que vai além do vinho
🔍 O sommelier é um especialista em bebidas, com conhecimento sobre suas características sensoriais, como aromas e sabores. A função dele é aconselhar clientes em restaurantes, bares e lojas oferecendo a melhor experiência.
A profissão é regulamentada no Brasil pela Lei nº 12.467/2011, que reconhece o especialista responsável pelo serviço de bebidas em restaurantes, hotéis, supermercados e eventos gastronômicos. Entre as atribuições estão a análise sensorial, o planejamento de cartas de bebidas e o atendimento ao cliente.
A presidente da Associação Brasileira de Sommeliers no Rio Grande do Sul (ABS-RS), Caroline Dani, explica que o sommelier é treinado para avaliar qualquer bebida — vinhos, cervejas, cafés, chás e águas minerais. Segundo ela, essa análise parte de aspectos visuais, olfativos e gustativos.
"São vários elementos que devem ser avaliados quando se faz uma avaliação de qualquer bebida — e da água também. Mineralidade, pureza, alcalinidade e acidez são fatores importantes. O sommelier é a pessoa habilitada para fazer esse tipo de diferencial, especialmente pensando nos diferentes estilos de produtos que existem no mercado".
Caroline reforça que o sommelier também tem papel estratégico na definição do cardápio de bebidas.
"É muito importante ter esse profissional habilitado que saiba, por exemplo, fazer escolhas na hora de decidir que produto entra na carta. Não só indicar o que já está, mas também definir o que vai entrar, de acordo com o perfil do restaurante".
Luis Gustavo da Silva Buske, gaúcho vencedor do 1º Concurso Brasileiro de Sommelier de Águas Minerais
Associação
Fonte original: abrir