Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Usina nuclear será reativada nos EUA para abastecer data centers do Google

27/10/2025 22:41 O Globo - Rio/Política RJ

A NextEra Energy planeja reativar uma usina nuclear em Iowa, principalmente para fornecer energia aos data centers do Google.
A Duane Arnold Energy Center deve começar a entregar eletricidade até 2029, após acordos firmados com o Google, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira. A usina, com capacidade de 615 megawatts, foi desligada em 2020 — muito antes do boom da inteligência artificial que impulsionou a demanda por novas fontes de energia.
O enorme consumo elétrico dos data centers tem sacudido o setor de energia, com empresas de tecnologia correndo para conectar instalações gigantescas à rede elétrica. Os chamados hyperscalers valorizam a energia nuclear por oferecer eletricidade limpa e contínua, 24 horas por dia.
Mas a construção de novos reatores nucleares leva vários anos. Assim, reativar instalações desativadas é visto como uma solução mais rápida — embora apenas algumas pareçam viáveis para retornar à operação.
“A velocidade com que este acordo parece ter sido fechado é mais uma evidência da forte demanda por energia, especialmente por fontes com características de base e emissão zero”, escreveu Sophie Karp, analista do KeyBanc Capital Markets, em nota de pesquisa.
A Constellation Energy trabalha para recolocar um dos reatores de Three Mile Island, na Pensilvânia, em operação até 2027. A Holtec International planeja reativar a usina Palisades, em Michigan, no início do próximo ano.
Enquanto isso, a concessionária Santee Cooper, da Carolina do Sul, afirmou na semana passada que está em negociações com a Brookfield Asset Management para concluir o projeto VC Summer, parcialmente construído e abandonado em 2017 após o aumento dos custos.
A NextEra firmou acordo para vender eletricidade do Duane Arnold ao Google por 25 anos. A empresa também está comprando a participação dos acionistas minoritários da usina — Central Iowa Power Cooperative e Corn Belt Power Cooperative — e venderá a eletricidade restante à CIPCO nos mesmos termos oferecidos ao Google.
Google e NextEra também assinaram um acordo para explorar o desenvolvimento de novas fontes de geração nuclear. Atualmente, a NextEra já possui quase três gigawatts em projetos energéticos concluídos em parceria com o Google nos Estados Unidos. As ações da NextEra subiram até 3,5% após o fechamento do pregão regular em Nova York.

Fonte original: abrir