Sete cafeterias brasileiras estão entre as 100 melhores da América do Sul; saiba quais
Se café já é paixão nacional, imagina quando o Brasil aparece com várias xícaras na lista das melhores cafeterias da América do Sul? Divulgada no sábado (25), a primeira edição do ranking “The World’s 100 Best Coffee Shops” para a América do Sul aponta sete cafeterias brasileiras entre as melhores do continente.
Guia Rio Show de Gastronomia 2025: os melhores restaurantes e bares do Rio de Janeiro
Aprenda a receita: com fatia vendida a R$ 250 em Londres, bolo 'Matilda' chega ao Rio
No topo, a paulista Cupping Café aparece em 8º lugar da lista — uma posição de peso, fruto de seu cuidado com torrefação, serviço e ambiente. Em fevereiro, o endereço paulistano já havia sido o único do Brasil a figurar no ranking global das 100 melhores cafeterias, aparecendo na 92ª colocação. Em seguida, na 20ª posição, vem a carioca Coffee Five, com foco em cafés especiais brasileiros.
Outras brasileiras premiadas incluem: Kofi & Co (classificada em 61º) e KOF – King of the Fork (66º), de São Paulo, as carioca Mato Café (64º), Cafe Ao Leu (67º) e Lucca Cafés Especiais (69). O primeiro lugar ficou com a coloniana Tropicalia Coffee.
Initial plugin text
Para os entusiastas da bebida, o ranking oferece uma boa pista: que valorizar o atendimento, a torra e o ambiente faz diferença — as brasileiras se destacaram justamente nisso. O processo de votação do "The World’s 100 Best Coffee Shops" envolve três fases: indicações de cafeterias (realizadas pelo público e/ou pelo painel de especialistas), seguida por votação on-line aberta ao público e avaliação de um comitê de experts. Em seguida, aplica-se uma ponderação dos votos — normalmente cerca de 30% vêm da opinião pública e 70% da comissão técnica — para gerar a classificação final.
Confira a lista completa aqui.
Initial plugin text
Fonte original: abrir