
Três homens são presos em Londres por suspeita de espionagem para a Rússia
Três homens foram presos em Londres sob suspeita de espionagem para a Rússia nesta quinta-feira, durante uma operação conduzida pela unidade antiterrorismo da Polícia Metropolitana. As detenções ocorreram em residências no oeste e centro da capital britânica, e as buscas continuam nos endereços investigados.
Homem é preso suspeito de drogar e estuprar turista após oferecer carona em Miami
Leia também: Mãe que deu à luz bebê 'gigante' de quase 6 kg relata susto e surpresa durante o parto nos EUA
De acordo com o jornal inglês The Sun, os suspeitos, de 44, 45 e 48 anos, foram detidos por auxiliar um serviço de inteligência estrangeiro, em violação ao artigo 3 da Lei de Segurança Nacional (NSA), aprovada em 2023. Todos foram levados a uma delegacia de Londres, onde seguem sob custódia para interrogatório.
A Polícia Metropolitana confirmou que o país envolvido nas investigações é a Rússia. A operação faz parte de um esforço crescente das autoridades britânicas para conter a atuação de intermediários e informantes a serviço de governos estrangeiros.
— Estamos vendo um número crescente de pessoas que poderíamos descrever como “procuradores”, sendo recrutadas por serviços de inteligência estrangeiros. Essas prisões estão diretamente ligadas aos nossos esforços para interromper esse tipo de atividade — afirmou Dominic Murphy, chefe do Policiamento Antiterrorismo de Londres.
O comandante alertou que qualquer pessoa recrutada para colaborar com potências estrangeiras poderá ser processada. — Há consequências potencialmente muito sérias para aqueles que forem condenados — reforçou Murphy.
Fonte original: abrir