Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Torcedora é presa por racismo contra jogador de 12 anos em partida pelo Paulista da categoria

20/10/2025 19:25 O Globo - Rio/Política RJ

Uma mulher de 41 anos foi presa por injúria racial durante partida do Campeonato Paulista sub-12, no último domingo, em Guaratinguetá. O protocolo antirracismo foi acionado pelo árbitro Guilherme Drbochlaw no segundo tempo da partida após um jogador do Manthiqueira denunciar o ataque sofrido pela torcedora do Corinthians.
O garoto, de apenas 12 anos, se sentou no gramado e começou a chorar devido às ofensas. Ele precisou ser consolado pelos colegas de time e membros da comissão técnica do Manthiqueira. À comissão técnica ele relatou ter ouvido a torcedora gritar em sua direção: "Preto, filho da p***, sem família, vai tomar no c***!". Bastante abalado, ele precisou ser substituído.
A agressora foi identificada pela Polícia Militar e levada para a Delegacia de Guaratinguetá. Ela teve a prisão decretada no local. Em seguida, foi encaminhada à Cadeia Pública de Lorena.
Antes deste episódio, no intervalo da partida, a torcida do Corinthians já havia sido advertida por mau comportamento. Um funcionário do clube precisou se dirigir até o setor de visitantes e pedir que eles mudassem de postura, o que não foi atendido.
"Informo que durante a parada técnica do segundo tempo, atletas da equipe mandante relataram maus comportamentos da torcida visitante, e devido a isso, um funcionário do Sport Club Corinthians Paulista se dirigiu até sua torcida para instrui-la a um melhor comportamento", registrou Drbochlaw na súmula.
Jogador do Manthiqueira é consolado após sofrer racismo em jogo do Paulista sub-12
Reprodução / Mathiqueira Play
"A Federação Paulista de Futebol vem a público manifestar profunda indignação e revolta com mais um ato de racismo. Desta vez, ocorrido em uma partida do Paulista Sub-12, neste final de semana. No jogo entre Manthiqueira e Corinthians, um atleta da equipe mandante relatou ter sido ofendido com palavras racistas. Informada, a equipe de arbitragem acionou o Protocolo Antirracista do Futebol Paulista e o caso foi encaminhado à Polícia Militar e ao TJD-SP.
A FPF reforça seu repúdio a todo e qualquer ato racista e reafirma que o Futebol Paulista não tolera a participação de racistas em suas competições. Choca ainda mais o fato de, neste caso, ser um ato contra uma criança que apenas está jogando futebol. A FPF seguirá vigilante e atuante para que nenhuma pessoa, muito menos crianças, sejam alvos de crimes como este", publicou a Federação Paulista de Futebol sobre o episódio.
A partida terminou com a vitória por 5 a 1 do Corinthians. O clube da capital paulista não se manifestou. Já o Manthiqueira repudiou o caso:
"Ontem no jogo entre Manthiqueira x Corinthians houve um vencedor pelo placar, mas TODOS NÓS PERDEMOS! RACISMO É CRIME no futebol e na vida! Autoridades competentes já estão cuidando do caso! Ontem foi um dia que apesar de querermos esquecer, PRECISARÁ FICAR NA MEMÓRIA DE TODOS! RACISMO NÃO SE TOLERA e só pra lembrar...SÃO CRIANÇAS DE 12 ANOS! C R I A N Ç A S!
Isso ocorreu com nosso atleta da base do sub12. Toda nossa solidariedade e JUSTIÇA à ele!", publicou o clube do interior em suas redes sociais.

Fonte original: abrir