Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Sinal do espaço? Cometa 3I/ATLAS reacende alerta de Stephen Hawking sobre contato com civilizações alienígenas; entenda

31/10/2025 04:00 O Globo - Rio/Política RJ

O aparecimento do cometa 3I/ATLAS trouxe à memória de muitos o alerta sinistro emitido pelo físico britânico Stephen Hawking. O cientista, que dedicou grande parte de sua carreira a refletir sobre o universo, sua criação e até mesmo a possibilidade de vida extraterrestre, advertiu em mais de uma ocasião sobre as consequências que um potencial contato com civilizações mais avançadas poderia ter para a humanidade.
Trajetória 'incerta' e composição única : Saiba o que passagem do cometa 3I/Atlas poderá ensinar sobre o universo
Pesquisadores propõem hipótese de que cometa 3I/ATLAS tenha sido desenvolvido por inteligência extraterrestre
O objeto, detectado pela primeira vez em julho de 2025, despertou a curiosidade da comunidade científica devido ao seu comportamento anômalo e à sua origem fora do nosso sistema solar. Embora a Nasa assegure que o cometa não representa perigo para a Terra, já que sua maior aproximação será de cerca de 270 milhões de quilômetros, seu movimento irregular e a impossibilidade de observá-lo diretamente enquanto passa atrás do Sol alimentaram todos os tipos de teorias.
O físico teórico Avi Loeb, da Universidade de Harvard, recusa-se a descartar a possibilidade de o objeto ser, na verdade, uma sonda interestelar ou espaçonave enviada por uma civilização desconhecida. Em declarações recentes, o especialista instou a comunidade internacional a levar a sério a possibilidade de tal encontro. "Preocupamo-nos com ameaças existenciais como a inteligência artificial ou as alterações climáticas, mas não falamos sobre tecnologia alienígena. Deveríamos", argumentou.
Stephen Hawking e a “hipótese da floresta escura”
Essa discussão reacendeu os alertas feitos por Stephen Hawking, que em 2010, durante a série documental Into the Universe, afirmou que “se extraterrestres algum dia nos visitarem, o resultado poderá ser semelhante ao da chegada de Colombo à América, que não terminou bem para os nativos americanos”. Segundo sua análise, uma civilização capaz de percorrer o cosmos provavelmente esgotou os recursos de seu próprio planeta e está buscando outros para colonizar.
Sua visão está relacionada à chamada "hipótese da floresta escura", que postula a existência de múltiplas civilizações no universo, que preferem permanecer em silêncio por medo de atrair a atenção de civilizações mais poderosas. Nessa perspectiva, qualquer tentativa de comunicação seria um movimento arriscado que poderia revelar nossa posição no espaço. É por isso que Hawking se opôs às famosas transmissões de informações para o espaço, como coordenadas, vídeos ou mesmo amostras ao vivo do nosso planeta.
Por ora, a Nasa e a Agência Espacial Europeia têm tentado manter uma posição neutra sobre o assunto e enfatizado a importância científica do 3I/ATLAS, já que ele oferece a oportunidade de estudar material formado em outros sistemas estelares.
No site oficial da agência espacial , especialistas explicaram: “O cometa 3I/ATLAS não representa nenhuma ameaça para a Terra e permanecerá distante. Ele atingirá seu ponto mais próximo do Sol por volta de 30 de outubro de 2025, logo dentro da órbita de Marte. O tamanho e as propriedades físicas deste cometa interestelar estão sendo investigados por astrônomos do mundo todo.”
“O objeto 3I/ATLAS deverá permanecer visível para telescópios terrestres até setembro de 2025, após o qual passará muito perto do Sol para ser observado. Ele reaparecerá do outro lado do Sol no início de dezembro de 2025, permitindo novas observações”, argumentaram.

Fonte original: abrir