
Sem Trump e com príncipe William: veja autoridades estrangeiras que já confirmaram presença na COP30
O Brasil sediará em novembro a COP30, em Belém, capital paraense. Entre as autoridades estrangeiras que confirmaram presença na conferência estão o presidente da França, Emmanuel Macron; o presidente do Conselho Europeu, António Costa; e o príncipe William, do Reino Unido.
Embora não se saiba exatamente quais chefes de Estado estarão presentes, mas a presença do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, é considerada improvável.
🏨 Segundo a CEO da COP30, Ana Tonni, cerca de 162 países estão credenciados para a conferência. O governo brasileiro tem ciência que 87 países já têm hospedagem garantida em Belém e 90 estão em negociação – os altos preços para estadia gerou reclamações entre países.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Também já confirmaram presença no evento António Costa, presidente do Conselho Europeu, e Jonas Gahr Støre, primeiro-ministro da Noruega. A cúpula de chefes de Estado da COP30 está prevista para 6 e 7 de novembro.
🔎 Pela tradição diplomática, entende-se que todas as partes devem estar presentes em conferências do clima – a expectativa do Brasil é que os 196 países membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) estejam presentes nas discussões.
🔎 Apesar disso, por questão de protocolo diplomático, o país anfitrião não anuncia a presença de autoridades.
Apesar disso, o governo do Pará afirma que cinquenta chefes de Estado confirmaram a presença na COP30 em Belém.
Lula e Trump
Adriano Machado/Reuters; Evelyn Hockstein/Reuters
Panorama internacional
Apesar da expectativa de ausência de Trump desde a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que convidou Donald Trump para participar da COP30.
Do lado do maior competidor dos norte-americanos na política internacional, há expectativa é em relação à presença do líder chinês, Xi Jinping. A vinda do presidente da China não é negada, mas também não é confirmada por representantes do governo chinês no Brasil.
🔎 A China é o segundo maior emissor do mundo e, por isso, a presença do país nas discussões da COP30 é considerada muito importante. O país tem investido em tecnologias e energia limpa no processo de transição energética.
🔎 Além dos chefes de Estado, os países também podem optar por enviar outros representantes como os vice-presidentes e ministros.
O recorde de participação de líderes mundiais em uma conferência foi na COP21 em Paris, na França, em 2015, e na COP28 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 2023, com a participação de cerca de 150 chefes de Estado.
Outra conferência de destaque foi a COP26 em Glasgow, na Escócia, em 2021 – com a participação de aproximadamente 120 líderes. O encontro marcou o retorno da diplomacia climática global após a pandemia de Covid-19 e reuniu grandes potências sob pressão para reforçar as metas do Acordo de Paris.
Durante a pré-COP em Brasília, em 13 e 14 de outubro, 67 países compareceram. A vinda desses países é um indicativo de que também estarão em Belém.
São eles:
Angola
Azerbaijão
Barbados
República Democrática do Congo
Dinamarca
União Europeia
França
Índia
Iraque
República das Ilhas Marshall
Palau
Portugal
Rússia
Singapura
Uganda
Venezuela
China
Colômbia
República Dominicana
Alemanha
Indonésia
Itália
Noruega
Peru
Polônia
África do Sul
Turquia
Emirados Árabes Unidos
Uruguay
Australia
Arábia Saudita
Papua-Nova Guiné
Suíça
Tuvalu
Reino Unido
Vanuatu
Bolívia
Canadá
Chile
Cuba
Honduras
Irlanda
Japão
Coreia do Sul
Espanha
Maldivas
México
Marrocos
Holanda
Nova Zelândia
Armênia
Bélgica
Burquina
Equador
Etiópia
Quênia
Libia
Malásia
Nepal
Panamá
República do congo
Eslovênia
Tailandia
Croácia
Paraguai
Fonte original: abrir