
Sarkozy é mantido sob proteção especial de seguranças em prisão onde cumpre pena: 'Consideração ao status e às ameaças contra ele'
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy conta com dois seguranças para protegê-lo na prisão “em consideração ao seu status e às ameaças que pesam sobre ele”, comunicaram as autoridades nesta quarta-feira.
Carla Bruni: 'Continuarei a denunciar este escândalo judicial', publica mulher de ex-presidente francês Nicolas Sarkozy
Leia também: prisão onde está ex-presidente francês tem cela individual com telefone fixo e TV por aluguel
O ex-mandatário conservador foi preso na terça-feira na penitenciária parisiense de La Santé, após ser condenado a cinco anos de prisão por articular o financiamento ilegal, com dinheiro líbio, de sua campanha eleitoral de 2007.
Para evitar contato com outros detentos, Sarkozy ocupa uma cela na área de isolamento. Seus advogados já solicitaram liberdade condicional, que poderá ser autorizada pela Justiça nas próximas semanas.
Enquanto isso, as autoridades designaram dois agentes de segurança para a cela vizinha, onde permanecerão pelo tempo “necessário”, afirmou o ministro do Interior, Laurent Nuñez.
O ex-chefe de Estado, que governou entre 2007 e 2012, conta normalmente com um esquema de proteção “em consideração ao seu status e às ameaças que pesam sobre ele”, o qual foi mantido “na prisão”, acrescentou o ministro.
— Evidentemente, ele é um cidadão como qualquer outro, mas há ameaças um pouco mais sérias que pesam sobre o ex-presidente que ele é — explicou Nuñez à rádio Europe 1.
A prisão do marido da cantora Carla Bruni contrasta com a imagem de linha dura contra criminosos que Sarkozy cultivou enquanto foi ministro do Interior, entre 2005 e 2007.
Três quartos dos franceses consideram que “ele não deveria ser tratado de forma diferente das demais pessoas condenadas”, segundo pesquisa RTL-Toluna Harris Interactive publicada nesta quarta-feira.
Além disso, a maioria dos franceses desaprova o anúncio do ministro da Justiça, Gérald Darmanin, de que visitará na prisão seu mentor político, de 70 anos.
Fonte original: abrir