Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Rossi supera desconfianças no Flamengo e muda de patamar ao se tornar grande nome da campanha na Libertadores

31/10/2025 05:00 O Globo - Rio/Política RJ

Se a meta de Rossi não fosse vazada em Avellaneda, no jogo de volta da semifinal da Libertadores, o Flamengo estaria classificado para a decisão. Foi exatamente o que aconteceu. Em grande parte, graças a uma atuação afirmativa do goleiro argentino, que deixa as desconfianças para trás e muda cada vez mais de patamar dentro da hierarquia rubro-negra.
Neste momento, não é absurdo dizer que o defensor de 30 anos é o grande nome da campanha do time carioca. Antes de fechar o gol no empate sem gols diante do Racing, também foi herói na fase de grupos — como quando fez grande defesa com o pé contra o Deportivo Táchira, na última rodada — e nas quartas de final da competição. Em La Plata, diante do Estudiantes, agarrou duas cobranças na disputa de pênaltis e viveu sua grande noite de heroísmo. Até então.
Na quarta-feira, Rossi fez defesa dificílima após cabeçada baixa de Conechny no primeiro tempo, e brilhou na etapa final, quando o Flamengo tinha desvantagem numérica, já que Plata foi expulso. Qualquer gol poderia desencadear uma noite trágica, pois a vitória no jogo de ida havia sido por "apenas" 1 a 0. A gordura se tornou suficiente enquanto o goleiro parou chute de Almendra, cabeçada de Maravilla Martínez, e um chute à queima-roupa de Vietto nos acréscimos. Além disso, soube usar estratégias para esfriar a partida até o apito final.
Protagonista do futebol argentino nos tempos de Boca Juniors, ele teve de voltar ao seu país para escrever dois capítulos que podem mudar seu futuro no Brasil. Agora, disputará a primeira final de Libertadores da carreira, no dia 29 de novembro, enquanto também disputa o título do Brasileirão. Nos dois torneios, lidera um setor defensivo com números expressivos: são apenas cinco gols sofridos na competição continental, e a melhor defesa na nacional (16).
— Seja quem for, estamos na final. Isso nos deixa muito felizes. Viemos para classificar e conseguimos. Foi duro, na paixão e na raça, mas conseguimos uma classificação muito importante. A gente mereceu estar nessa final e é um passo muito importante para todos nós — disse o goleiro após a classificação no "El Cilindro".
Contratado em 2023, Rossi ainda gerava divisão entre os torcedores por algumas falhas recorrentes e pelo pouco protagonismo em momentos decisivos. Titular desde o início de 2024, emplacou uma sequência de 1.134 minutos sem ser vazado — recorde da história do Flamengo —, mas grande parte dos jogos foi pelo Campeonato Carioca.
Uma característica pela qual o goleiro nunca deixou de ser reconhecido é a habilidade de trabalhar com a bola nos pés e iniciar grande parte das jogadas da equipes, mas também é um dos motivos de debate entre os que acreditam que o mais importante mesmo é o perfil "goleiro-goleiro". Nesta temporada, o argentino realmente comprometeu em alguns jogos nos quais errou em saídas e permitiu gols. Contra o Estudiantes, antes de ser herói, ele falhou no gol da equipe argentina.
Ao mesmo tempo, foi crescendo de produção enquanto acumulava boas intervenções, e o bom momento ficou evidenciado na noite de copa diante do Racing. Com uma Copa do Brasil (2024), uma Supercopa do Brasil (2025) e dois Cariocas (2024 e 2025) no currículo, ele pode perseguir agora uma idolatria em definitivo.
— Não sou eu quem decide isso, é a torcida. Virar ídolo não depende de mim, são os resultados que trazem isso. A cada dia, me sinto mais feliz aqui no Flamengo, me dedico mais para dar meu melhor em campo, demonstrar o porquê de eu estar aqui — declarou Rossi.
A boa fase pode ajudar a destravar as conversas por uma renovação de contrato. O atual vínculo vai até o fim de 2026, mas o estafe negocia uma extensão até 2027. A mesma temporada na qual completou 100 jogos pelo Flamengo tem potencial para estender sua permanência por mais algum tempo no Ninho do Urubu.
— Todo mundo sabe da qualidade do Rossi. É um jogador muito ambicioso, que gosta de trabalhar, de melhorar, evoluir, aprender. Está em um grande momento. Esperamos que siga assim — elogiou Filipe Luís em coletiva.
Amanhã, ele terá nova oportunidade de entrar em campo, quando o Flamengo recebe o Sport, às 21h, pela 31ª rodada do Brasileirão.

Fonte original: abrir