Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Rio Coffee Nation tem 6ª edição com mais de 60 produtores; saiba mais sobre o festival

15/10/2025 10:01 O Globo - Rio/Política RJ

Apaixonados por café não podem perder a sexta edição do Rio Coffee Nation, que será de sexta a domingo no EXC, no Jardim Botânico. Serão mais de 60 produtores de café de diferentes regiões do país. O festival oferece uma programação de degustações, oficinas, palestras e aulas com chefs, baristas e mixologistas renomados.
Estaão presentes: Jessica Trindade (Madame Olympe), Tai Barbin (Lizz Cocktail & Co), Rodrigo Sardinha (Gastromotiva), Jessica Sanchez (Casa Horto), Felipe Appia (Nolita Roastery), Instituto Capim Santo, Marcio e Rita David (Boutique do Mar), Sacha Lecoanet (Maison Fernand Pâtisserie) e José Padilha (sommelier).
— O Rio Coffee Nation nasceu para ser um movimento de energia que celebra os cafés especiais do Brasil. Cada edição é uma oportunidade de unir produtores, consumidores e amantes do café em torno de algo maior: inspira o consumidor e mostra que o café especial brasileiro é sinônimo de inovação, qualidade e sustentabilidade. Com o Rio Coffee Nation mostramos que o café especial brasileiro é mais do que um produto: é cultura, é inovação e é impacto econômico. Nosso papel é abrir caminhos para produtores, marcas e consumidores em uma rede de valor cada vez mais sólida. Afinal, o café conecta pessoas — destaca Martina Barth d’Avila, idealizadora do evento e fundadora da agência Sonimage.
O Rio Coffee Nation apresentará também uma bebida autoral em parceria com a Coffee Taste. Com uma torneira, o copo de café é infusionado com nitrogênio, formando uma espuma cremosa que lembra um chope escuro.
Na manhã de domingo, o festival vai se transformar em uma coffee party, com patrocínio do Café Orfeu. Além de opções de cafés, o haverá um desafio de baristas em parceria com o Naveia. A viennoiserie fica a cargo da Maison Fernand. A animação ficará por conta de um DJ.
O tema do festival é “Café com futuro: um prazer que transforma". A estimativa é de que entre 5% e 10% do consumo de café no país correspondam a cafés especiais. Projeções da consultoria Grand View Research, o mercado brasileiro de cafés especiais teve receita estimada de US$ 2 bilhões em 2024, com previsão de alcançar US$ 3 bilhões até 2030, um crescimento anual de cerca de 9,9 % entre 2025 e 2030.
Rio Coffe Nation: festival na Zona Sul do Rio
Divulgação / Foto de Thyago Andrade
Para a Associação Brasileira de Cafés Especiais, o consumo desse segmento deve continuar crescendo em duas décadas. Para Martina Barth d’Avila, um dos melhores caminhos para despertar o interesse por cafés especiais é por meio das degustações comparativas. Nelas, o público prova diferentes cafés e percebe que fatores como a origem (o chamado terroir), o método de produção e a torra influenciam o sabor e o aroma.
O Rio Coffee Nation terá ainda um espaço para food trucks, mesas e bancos para piquenique. Estarão presentes: TT Burguer, Porto do Sabor e Pitada .
O evento tem patrocínio da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar do Estado do Rio de Janeiro. O órgão levará 12 cafeicultores fluminenses para participar e apresentar seus grãos especiais. O apoio da Secretaria estadual de Turismo foi renovado; e um roteiro turístico do Vale do Café será lançado no evento.
O Rio Coffee Nation possui Certificado de Compensação de Carbono outorgado pela Verified Carbon Standard. Todo o carbono produzido no fim de semana é convertido em ações ambientais. Materiais e resíduos não recicláveis, como a borra de café, são doados.
Cafés especiais no Rio Coffee Nation
Divulgação / Foto de Thyago Andrade
O acesso ocorre por ingresso eletrônico ou app, para evitar o uso de papel. Utensílios como copos, talheres e pratos são feitos de materiais biodegradáveis e recicláveis. A cada edição, uma ONG é beneficiada com parte do valor dos ingressos vendidos. Este ano, será a Gastromotiva, que leva refeições saudáveis para população em situação de vulnerabilidade social.
Em 2025, foi renovada parceria com o Rio Inclui, e parte dos funcionários trabalhando no evento é de pessoas com síndrome de Down.

Fonte original: abrir