
Jovens russos cantam versos anti-guerra de rapper proibidos no país de Putin; veja vídeos
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram jovens russos cantando músicas anti-guerra proibidas no país. Nas imagens, é possível ouvir o público gritando os versos de uma canção do rapper Noize MC, classificado como “agente estrangeiro” e considerado “extremista” pelas autoridades russas por defender abertamente a troca de regime. O fato causou indignação entre patriotas pró-guerra russos, defensores do Kremlin e da invasão da Ucrânia. Até agora, não há registros de prisões.
Xeque-mate ou morte: a história do prisioneiro russo que escapou da execução com uma partida de xadrez em 1918
Assista: Homem urina no altar da Basílica de São Pedro durante missa; vídeo circula nas redes sociais
— Onde vocês estavam por oito anos, seus malditos monstros? Eu só quero ver balé deixem os cisnes dançar! — dizem os jovens, repetindo os versos da música que se tornou um símbolo de resistência entre os críticos de Vladimir Putin.
Initial plugin text
A referência a O Lago dos Cisnes tem um peso simbólico forte na Rússia, já que o balé costumava ser transmitido pela TV estatal em momentos de crise política ou após a morte de líderes soviéticos. Nos tempos da União Soviética, quando algo grave acontecia, a população sabia que havia instabilidade no poder assim que via o balé de Tchaikovsky sendo exibido em looping nas transmissões oficiais.
O nome de Noize MC, há anos considerado um perseguido por sua postura política, aparece com frequência em protestos culturais, e suas letras têm sido cantadas em espaços públicos como uma forma de resistência.
Fonte original: abrir