Proposta que pode transformar vida de servidores avança na Câmara
A PEC da Reforma Administrativa atingiu na tarde desta sexta-feira, 24, o número mínimo de 171 assinaturas de deputados, necessário para começar a tramitar na Câmara dos Deputados. Com o número de assinaturas atingido, a proposta foi protocolada pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), autor da proposta.Após ser protocolada, a PEC vai à deliberação na Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ), que vai analisar a admissibilidade da proposta. Caso seja admitida, a matéria será analisada por uma comissão especial e, se aprovada, vai ao plenário da Casa.Entre as mudanças previstas no texto está a criação de metas para servidores públicos e limita para pagamentos acima do teto recebidos por alguns grupos.
Leia Também:
Reforma administrativa enfrenta resistência e deve travar em 2025
Hugo Motta reforça urgência da reforma administrativa no plenário
Reforma administrativa deve começar por supersalários, diz Haddad
Câmara dos Deputados cria grupo para discutir reforma administrativa
Além disso, A PEC cria uma tabela única de remuneração para os funcionários públicos; veda a aposentadoria compulsória como forma de punição no Judiciário e no Ministério Público; proíbe os chamados “penduricalhos”, recebidos por algumas carreiras; e cria avaliações de desempenho para os servidores.O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) comemorou o avanço da medida. “O brasileiro atualizou tudo: banco, celular, carro, jeito de trabalhar. Chegou a hora de atualizar também o nosso modelo de Estado, que pode e deve ser muito mais eficiente. O objetivo desta matéria não é cortar direitos, é liberar talentos e valorizar o servidor e os serviços”, publicou Motta no X, antigo Twitter.
O maior privilégio do Estado deve ser SERVIR. Por isso, anuncio que a PEC que trata da modernização do Estado foi protocolada e está pronta para ser discutida, apreciada e melhorada! O brasileiro atualizou tudo: banco, celular, carro, jeito de trabalhar. Chegou a hora de…— Hugo Motta (@HugoMottaPB) October 24, 2025
Fonte original: abrir