Luiz Araújo pode ser o caminho para Flamengo manter o ataque em alta na ausência de Pedro; entenda
O Flamengo entra na reta decisiva da temporada com todas as atenções voltadas para o ataque. Sem Pedro, que fraturou o braço justamente quando parecia ter se firmado sob o comando do técnico Filipe Luís, a produção ofensiva do time será posta a prova — a começar contra o Fortaleza, às 19h30, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro. Num momento em que os gols não podem cessar, a solução pode estar à direita, com Luiz Araújo.
'Usei um termo da boleiragem': Zé Elias pede desculpa a Danilo e ao Flamengo após polêmica declaração
Confira: Juninho e Wallace Yan voltam à lista de relacionados do Flamengo contra o Fortaleza
O atacante vive o melhor ano de sua carreira. Ele faz sua temporada mais goleadora, com 12 marcados. Dois deles foram justamente sobre o Fortaleza, na vitória por 5 a 0, no Maracanã, pelo primeiro turno. Somados às nove assistências, são 21 participações diretas em gols em 2025 — outro recorde pessoal.
No Flamengo, só Pedro e Arrascaeta possuem números melhores este ano. O camisa 10 é o líder em participações diretas em gols: 35, sendo 20 bolas na rede e 15 assistências. Já o centroavante registra 22 (apenas uma a mais do que Luiz Araújo), tendo marcado 15 vezes e dado ainda sete passes para gols.
Jogadores com mais participações diretas em gols pelo Fla em 2025:
Arrascaeta: 35 (20 gols / 15 assistências)
Pedro: 22 (15 gols / 7 assistências)
Luiz Araújo: 21 (12 gols / 9 assistências)
Gonzalo Plata: 14 (5 gols / 9 assistências)
Bruno Henrique: 11 (9 gols / 2 assistências)
Wallace Yan: 11 (7 gols / 4 assistências)
O crescimento de Luiz Araújo, que está em sua terceira temporada no Flamengo, passa pela sequência de jogos. Ao lado do goleiro Rossi, o atacante é o jogador com mais partidas pelo rubro-negro em 2025. Foi a campo em 54 dos 63 compromissos do time no ano. Já são dois a mais do que em todo o ano passado.
A sequência, inédita na carreira de Luiz Araújo, passa por sua entrega em campo. Embora se saia melhor pela direita, o atacante já assumiu a missão de jogar pela esquerda e até no meio. Além disso, a qualidade de sua finalização já foi enaltecida por Filipe Luís mais de uma vez.
Sua regularidade física também contribui para o bom ano. Com exceção dos confrontos com Ceará e Atlético-MG, em agosto, em que apresentou alto nível de desgaste muscular, o atacante não ficou fora de nenhum jogo por motivos médicos. Ao contrário de 2024, quando ficou quase três meses fora por uma lesão no joelho direito.
A temporada de destaque do atacante ocorre justamente no ano em que ele encontra maior concorrência na equipe. Principalmente no período pós-Mundial de Clubes, quando Gonzalo Plata passou a ser mais usado como titular pela direita. Dos 54 jogos de Luiz Araújo no ano, ele esteve no 11 inicial em apenas 28. Ou seja; pouco mais que a metade.
Nas últimas três partidas do Flamengo, contudo, o camisa 7 voltou a ser titular. Esta foi justamente uma das mudanças promovidas por Filipe Luís após a pausa para a data Fifa de outubro que aumentaram a eficiência do time na frente. E tudo indica que, contra o Fortaleza, ele começará sua quarta partida seguida.
O Flamengo treinou com Plata na posição de Pedro. E esta não deve ser a única mudança em relação ao time que venceu o Racing, na última quarta, pela Libertadores. Se Luiz Araújo segue na direita, na esquerda a tendência é que Samuel Lino volte a ser titular.
Carrascal e Pulgar, suspensos, não viajaram para a capital cearense. Assim como Alex Sandro e Leo Ortiz. O primeiro ficou no Rio como medida de controle de carga. Já o segundo segue em recuperação do estiramento no tornozelo direito.
Fonte original: abrir