Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Professor lembra disciplina de Kadu Santos, fisiculturista multicampeão morto há uma semana: 'Muita dedicação, empenho, resiliência'

28/10/2025 06:01 G1 RS

Morre Kadu Santos, fisiculturista multicampeão do RS, aos 31 anos
Ricardo Nolasco dos Santos, conhecido no meio bodybuilder como Kadu Santos, morreu aos 31 anos na segunda-feira (20) no Rio Grande do Sul. O atleta, multicampeão de fisiculturismo e personal trainer, teve sua morte confirmada por familiares nas redes sociais, mas a causa não foi divulgada.
Em entrevista ao programa Conversas Cruzadas, do portal de notícias GZH, amigos e colegas de profissão de Kadu lembraram sua dedicação ao esporte. Professor de Educação Física e mestre em Metabolismo e Nutrição, Carlos Ortiz afirmou que as pessoas fazem "pré-julgamentos" sem saber o contexto da morte.
"Eu conheci ele desde novinho, né? Fizemos algumas viagens juntos até", lembrou.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
"Ele não era um viciado em hormônio. Pelo contrário, ele é um viciado numa rotina", explicou Ortiz. Segundo o professor, essa rotina exige "muita dedicação, muito empenho, muita resiliência".
💪 Fisiculturismo é uma modalidade esportiva que tem como objetivo a evolução e a definição muscular de maneira simétrica, avaliados por jurados em campeonatos com premiações em ascensão.
Preparador físico e treinador de fisiculturismo natural, Gabriel Merlin lamentou a perda, destacando também o carisma de Kadu. "Ele era uma pessoa extremamente carismática, um excelente produtor de conteúdo, trazia muitos conteúdos positivos de musculação, de métodos de treinamento", relatou.
""Realmente o esporte perdeu uma pessoa muito querida no meio, e por isso teve tanta repercussão", completou.
O Kadu Santos foi 11 vezes campeão de fisiculturismo e bicampeão geral do Muscle Contest. Ele deixa a noiva, Sabrina Wollmann, com quem ficou noivo em julho. O corpo de Kadu foi sepultado na tarde de terça-feira (21) em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Mãe de fisiculturista lamenta morte
Corpo de Kadu Santos, fisiculturista multicampeão, é sepultado no RS
Kadu iniciou no esporte com cerca de 17 anos. Com mais de 12 mil seguidores nas redes sociais, ele compartilhava sua rotina de treinos, dicas e bastidores das competições. Além das conquistas no fisiculturismo, também oferecia consultoria online.
Ao comunicar o falecimento nas redes sociais, a mãe de Kadu publicou: "O dia mais triste da minha vida. Meu filho amado". O pai do fisiculturista, Amauri Santos, também confirmou a morte em seu perfil.
O Centro de Treinamento onde ele trabalhava, o PowerCT, publicou uma nota de pesar lamentando a morte. "Kadu sempre foi exemplo de dedicação, disciplina e companheirismo, deixando uma marca de inspiração entre colegas, professores e amigos", disse o CT.
Infográfico - Morre Kadu Santos, fisiculturista multicampeão
Arte/g1
Fisiculturista multicampeão Kadu Santos morreu aos 31 anos
Arquivo Pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Fonte original: abrir