Presidente de Israel anuncia que vai agraciar Trump com maior honraria civil do país por acordo com o Hamas
O presidente de Israel, Isaac Herzog, anunciou nesta segunda-feira que vai agraciar o presidente dos EUA, Donald Trump, com a medalha de honra presidencial israelense, a maior honraria civil do Estado judeu, pelo papel do americano no acordo para libertação dos reféns capturados pelo Hamas. Trump desembarcará no país na manhã desta segunda.
"Por meio de seus esforços incansáveis, o presidente Trump não apenas ajudou a trazer nossos entes queridos para casa, mas também lançou as bases para uma nova era no Oriente Médio, construída com base na segurança, cooperação e esperança genuína por um futuro pacífico", disse Herzog em um comunicado divulgado por seu gabinete. "Será uma grande honra para mim entregá-lo à medalha de honra presidencial israelense."
Initial plugin text
A medalha israelense é concedida a indivíduos que fizeram uma contribuição extraordinária ao Estado de Israel ou à humanidade, de acordo com o presidente. O reconhecimento foi concedido em 2013 ao ex-presidente dos EUA Barack Obama.
Trump fará uma breve visita a Israel, onde discursará no Parlamento e se encontrará com as famílias de reféns nesta segunda. Em seguida, o presidente americano irá para o balneário de Sharm el-Sheikh, no Egito, onde, em uma cúpula com 20 líderes internacionais, declarará o fim da guerra em Gaza.
A comenda não deve ser entregue nesta segunda. Trump será informado sobre a premiação durante a visita, segundo Herzog, e o receberá "nos próximos meses".
Trump teve um papel central nas negociações que resultaram no acordo de cessar-fogo atual entre Israel e Hamas, que resultou na iminente libertação dos reféns israelenses ainda em cativeiro em Gaza ao longo de mais de dois anos.
No domingo, ao embarcar para Israel na Base Aérea de Andrews, Trump disse que "a guerra terminou" — uma afirmação que é incerta no presente momento, enquanto Israel e Hamas ainda têm discordâncias sobre os termos para o fim do conflito. (Com AFP)
Fonte original: abrir