Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Prefeitura inaugura hospital veterinário na Zona Norte do Rio; unidade oferece exames, cirurgias e microchip para bichinhos

11/10/2025 18:31 O Globo - Rio/Política RJ

Os pais de pets de Irajá, na Zona Norte do Rio, agora contam com uma unidade de saúde veterinária para atender os animais. Na manhã deste sábado, o prefeito Eduardo Paes inaugurou um hospital para atender os bichinhos da região. O Hospital Municipal Veterinário São Francisco de Assis vai funcionar todos os dias da semana, das 8h às 20h, oferecendo cirurgias gerais e ortopédicas, clínica geral e de especialidades, exames laboratoriais e de imagem. Além disso, segundo a prefeitura, todos os animais que passarem pela unidade serão microchipados.
Órgãos contaminados com HIV: caso completa um ano ainda com poucas respostas
Morte por feijoada: suspeita responde no Rio por atear fogo na casa do ex-marido e vender um imóvel dele sem autorização
No evento de inauguração da unidade, o prefeito afirmou que a causa animal deve ser tratada com respeito. Este é o terceiro hospital veterinário do município.
"Animais não são seres humanos, mas nós somos seres humanos. E, como seres humanos, temos que ter esse cuidado, esse carinho com os animais. É uma alegria estarmos hoje aqui, requalificando e prestando um serviço público de muita qualidade. A gente tem certeza de que vai ser um lugar muito especial", disse.
O Hospital São Francisco de Assis está localizado na Rua Hannibal Porto, 450. A unidade tem quatro consultórios de clínica geral, dois de especialidades e um para tratamento de esporotricose — zoonose causada por fungos. Conta ainda com dois centros cirúrgicos, salas de emergência e de procedimentos e recepção.
Boemia: Feira do Lavradio, que faz 30 anos, abriu caminho para mudanças na Lapa e na Praça Tiradentes
No evento, o secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho, reforçou a importância de investir na saúde dos animais.
"É muito importante investir na saúde dos nossos pets, porque, ao cuidar deles, também cuidamos da saúde mental das pessoas que têm dificuldade em manter seus animaizinhos. Estamos inaugurando nosso terceiro hospital veterinário, um marco para a cidade do Rio de Janeiro, que se torna referência no país", destacou.

Fonte original: abrir