 
        Política progressista, desempenho expressivo nas urnas e namoro com jogador: saiba quem é Rob Jetten, que pode se tornar o primeiro premier gay da Holanda
Um nome desponta como novo rosto da política liberal e progressista na Holanda. Líder do partido Democratas 66 (D66), o centrista Rob Jetten tem se consolidado como alternativa crescente à polarização política no país. Agora, ele pode se tornar o primeiro premier abertamente gay e o mais jovem da história holandesa, após as eleições antecipadas.
Envolvimento com Epstein: Rei Charles anuncia retirada de títulos e honrarias do Príncipe Andrew e ordena despejo de residência oficial, anuncia Palácio de Buckingham
'Intrusão intolerável': Tribunal italiano suspende projeto de ponte suspensa mais longa do mundo, e premier responde
Durante a campanha, Jetten apostou em um tom conciliador e em propostas voltadas para políticas sociais inclusivas, sustentabilidade e integração europeia. Após a votação, celebrou o que chamou de “vitória contra a política da negatividade e do ódio”, em alusão direta ao discurso populista e anti-imigração de Wilders. 
O resultado das eleições legislativas nos Países Baixos continua incerto nesta quinta-feira, com apenas alguns milhares de votos separando o partido de extrema-direita de Wilders do partido centrista pró-europeu.
Após a apuração de 99,7% dos votos, o Partido pela Liberdade (PVV) de Wilders superava por pouco o D66, de Jetten.
A diferença é tão pequena que os votos por correspondência dos holandeses que moram no exterior podem decidir as eleições, o que significa que o resultado final pode demorar vários dias para ser conhecido.
Seja qual for o resultado definitivo, o líder de extrema-direita não será, a priori, primeiro-ministro, já que os principais partidos descartaram no momento qualquer nova colaboração com ele.
Quem é Rob Jetten?
Nascido em 25 de março de 1987, em Veghel, Jetten construiu sua carreira com um discurso otimista, moderado e comprometido com os valores europeus. Ex-ministro do Clima e Energia no quarto gabinete de Mark Rutte, ele assumiu a liderança do D66 em 2023 e conduziu o partido a um dos seus melhores desempenhos recentes. 
Segundo projeções do instituto Ipsos, a legenda deve conquistar 26 das 150 cadeiras do Parlamento, superando o Partido pela Liberdade (PVV), de extrema direita, liderado por Geert Wilders, que ficaria com 25 assentos.
Além da trajetória política, Jetten, que é assumidamente homossexual, também chama atenção por sua vida pessoal. 
O político tornou público, em 2024, seu relacionamento com o argentino Nicolás Keenan, jogador da seleção de hóquei sobre grama de seu país. O atleta, de 28 anos, atua no HC Klein Zwitserland, time profissional com sede em Haia, e integrou a delegação argentina nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Saiba quem é Rob Jetten, que pode se tornar o primeiro premier gay da Holanda
Reprodução/Redes Sociais
Segundo Keenan, o casal se conheceu em 2023, com um "romance moderno”, como brincou o jogador em entrevista à TV Pública argentina, relatando que tudo começou com trocas de “likes” nas redes sociais. 
— Ele é um político conhecido nos Países Baixos, foi vice-presidente. Agora já não é mais, com o novo governo, mas é o líder do seu partido político — disse Keenan sobre como se conheceram: — A gente se cruzava no supermercado e rolou um romance moderno... Ele me deu um like, eu retribuí o like e depois veio reação, reação. Então, um amor moderno.
Desde então, os dois têm aparecido juntos em eventos oficiais, como o Dia do Príncipe e o Banquete de Estado em homenagem aos reis da Espanha, Felipe VI e Letizia, no Palácio Real de Amsterdã.
Fonte original: abrir
 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                