Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Polícia Federal prende na Zona Sul do Rio suspeito de compartilhar na internet arquivos de abuso sexual infantil

22/10/2025 22:33 O Globo - Rio/Política RJ

Policiais federais prenderam na tarde desta quarta-feira em Botafogo, na Zona Sul do Rio, um homem investigado por participar de fóruns da dark web — porção oculta da internet onde há, entre outros conteúdos, venda de drogas e dados ilegais — que conectavam diversos abusadores sexuais infantis ao redor do mundo.
Na ação de hoje, policiais da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Deleciber) da PF apreenderam na casa do investigado oito computadores, quatro celulares e dezenas de mídias de armazenamento (HDs e SSDs), que serão submetidos à perícia técnica criminal. Além da prisão preventiva, a Polícia Federal cumpriu contra o suspeito um mandado de busca e apreensão.
Segundo as investigações, além de atuar ativamente nos fóruns que conectam os abusadores infantis, o investigado também publicou vasta quantidade de conteúdos ilícitos dessa natureza na dark web.
O preso responderá pelos crimes de organização criminosa, produção, compartilhamento e armazenamento de arquivos contendo cenas de violência sexual infantojuvenil. Também são investigadas condutas relacionadas aos crimes de aliciamento de criança e estupro de vulnerável.
A Polícia Federal fez um alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são, destaca a PF, medidas essenciais de proteção. Também é importante estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador.

Fonte original: abrir