
Pix enfrenta instabilidade e causa transtornos na tarde desta segunda
O sistema de transações instantâneas Pix apresentou instabilidades nesta segunda-feira (20), conforme relatos de internautas. De acordo com o portal Downdetector, que monitora reclamações de usuários nas redes, cerca de 200 notificações de falhas foram registradas até o início da tarde. Em Campo Grande, a leitora Cristina Lemos contou que não conseguiu efetuar o pagamento do estacionamento no Shopping Campo Grande por meio do aplicativo. “Tenho desconto de 50% se pagar pelo aplicativo, mas tive de pagar o valor integral de R$ 20 porque tentei cinco vezes sem sucesso. Acabei pagando no crédito nos caixas normais”, relatou. Mais cedo, a Amazon Web Services (AWS), maior provedora de computação em nuvem do mundo, confirmou ter enfrentado uma falha global que causou instabilidade em diversos serviços on-line, mas afirmou que o problema já foi corrigido. Até o momento, não há confirmação de que a falha na AWS esteja relacionada às dificuldades no funcionamento do Pix. Em nota, o Banco Central (BC) informou que os sistemas administrados por ele estão operando normalmente. Além do sistema de pagamentos, usuários de bancos como Itaú, Nubank, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Mercado Pago também relataram problemas nas transações. Falha na AWS A pane da AWS afetou serviços de diversos clientes, incluindo agências governamentais, empresas de inteligência artificial e plataformas financeiras. Entre os serviços atingidos estão o Mercado Livre, a assistente virtual Alexa, o jogo on-line Roblox e plataformas como Canva, Prime Video e Wellhub (antigo Gympass). Também foram impactadas plataformas financeiras como a Coinbase, de negociação de criptoativos. Segundo monitoramento oficial da empresa, o problema teve origem em um data center localizado na Virgínia do Norte (US-EAST-1), nos Estados Unidos. A AWS reconheceu uma “interrupção operacional” que afetou “múltiplos serviços” e informou estar atuando em “caminhos paralelos para acelerar a recuperação”. As falhas começaram a ser relatadas por volta das 5h40 (horário de Brasília) e, segundo a empresa, começaram a ser estabilizadas no início da noite. No Brasil, usuários relataram que o aplicativo do Mercado Livre chegou a abrir, mas exibia mensagens de erro ao tentar realizar buscas. Já a Alexa ficou muda: os comandos eram reconhecidos pelas luzes do dispositivo, mas sem resposta de voz.
Fonte original: abrir