Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Nova edição de festival de café chega ao Rio com bebida que imita cerveja

13/10/2025 13:42 O Globo - Rio/Política RJ

Nos dias 17, 18 e 19 de outubro, o EXC, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o Rio Coffee Nation chega à sua sexta edição com mais de 60 produtores, experts e amantes de café.
Durante todo o final de semana, especialistas de diferentes regiões do país estarão reunidos para estimular a profissionalização e a cultura do mercado de cafés especiais por meio de degustações, oficinas, palestras e aulas com chefs, baristas e mixologistas renomados.
Entre os nomes confirmados estão: Jessica Trindade (Madame Olympe), Tai Barbin (Lizz Cocktail & Co), Rodrigo Sardinha (Gastromotiva), Jessica Sanchez (Casa Horto), Felipe Appia (Nolita Roastery), Instituto Capim Santo, Marcio e Rita David (Boutique do Mar), Sacha Lecoanet (Maison Fernand Pâtisserie) e José Padilha (sommelier).
“Com o Rio Coffee Nation mostramos que o café especial brasileiro é mais do que um produto: é cultura, é inovação e é impacto econômico. Nosso papel é abrir caminhos para produtores, marcas e consumidores em uma rede de valor cada vez mais sólida. Afinal, o café conecta pessoas, e é exatamente isso que o RCN faz”, diz Martina Barth d’ Avila.
Café é “cool”
Mais do que ganhar espaço no mercado, o café se tornou um símbolo de lifestyle. Entre Millenials e especialmente entre a Geração Z, as experiências alternativas e imersivas estão sendo valorizadas e exploradas. Seguindo a tendência, o Rio Coffee Nation apresenta uma bebida autoral em parceria com a Coffee Taste: usando uma torneira, o copo de café é infusionado com nitrogênio (em tempo real), formando uma espuma cremosa que remete a um chopp escuro — trazendo uma nova percepção estética e gustativa da bebida. Além disso, com patrocínio do Café Orfeu, o RCN vai se transformar em uma coffee party na manhã de domingo (19). Além de diversas opções de cafés, o “Palco” recebe um desafio de baristas em parceria com o Naveia, a viennoiserie fica a cargo da Maison Fernand e um DJ faz a ambientação sonora.

Fonte original: abrir