Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Hamas entrega quatro corpos de reféns israelenses, mas ainda faltam 24, diz Israel; veja quem são

13/10/2025 15:15 O Globo - Rio/Política RJ

Quatro corpos de reféns israelenses mantidos sob poder do Hamas foram entregues na tarde desta segunda-feira. Assim como o retorno a Israel dos reféns vivos, a devolução dos restos mortais de israelenses que morreram na Faixa de Gaza também faz parte do acordo de cessar-fogo firmado entre o Hamas e Israel na última sexta-feira. Os quatro primeiros corpos foram entregues pelo grupo terrorista no sul de Gaza à Cruz Vermelha, mas o Hamas trabalha para localizar os outros em meio aos escombros da guerra que durou dois anos. Na expectativa de receber os corpos de 24 reféns, autoridades israelenses ameaçaram punir o Hamas caso o número de corpos entregue represente uma "violação do acordo".
Após recolher os corpos na região sul do enclave palestino, a Cruz Vermelha levou os caixões às tropas israelenses em Gaza, onde uma pequena cerimônia, liderada por um rabino militar, será realizada em sua memória. Os caixões também serão examinados por sapadores "para fins de segurança", segundo os militares. Os caixões com os reféns civis serão então levados ao instituto forense de Abu Kabir para identificação, enquanto os corpos dos soldados mortos serão levados ao Campo Shura, da IDF. Autoridades israelenses afirmam que o processo de identificação pode levar até dois dias.
Protestos e ameaças
Antes da entrega, o porta-voz das Forças Armadas Iasraelenses, Brigadeiro-General Effie Defrin, afirmou que Israel está exigindo que o Hamas cumpra sua parte do acordo, após o anúncio de hoje.
— Esforços estão sendo feitos em todos os níveis para pressionar pela continuação do processo de devolução dos corpos dos mortos — disse Defrin em uma declaração em vídeo. — Exigimos que o Hamas cumpra sua parte do acordo. Não esquecemos [os reféns] por um momento sequer e não descansaremos até que todos retornem às suas famílias e sejam enterrados em Israel.
O Ministro da Defesa, Israel Katz, declarou que, se o Hamas estiver atrasando intencionalmente a devolução dos corpos dos reféns mortos, isso seria uma violação do acordo.
“A missão urgente com a qual todos estamos comprometidos agora é garantir o retorno de todos os reféns mortos para casa”, escreveu Katz no X mais cedo.
No post, o ministro também classificou o anúncio do Hamas sobre a devolução de quatro corpos como "um descumprimento de seus compromissos”. Segundo Katz, “qualquer atraso ou evasão deliberada será considerado uma violação flagrante do acordo e será punido em conformidade”.
O grupo terrorista já havia informado aos mediadores do conflito que não sabe onde estão localizados alguns dos corpos dos 28 reféns mortos e Israel estava ciente disso quando assinou o acordo.
Uma autoridade israelense disse à CNN esta semana que de sete a nove corpos podem não ser recuperados, enquanto outra estimou o número entre 10 e 15. A informação não foi confirmada publicamente pelas autoridades israelenses.
Veja de quem são os quatro corpos entregues hoje:
Guy Illouz, 26 anos
Guy Illouz, de 26 anos, refém israelense que morreu em Gaza
Fórum das Famílias de Reféns e Desaparecidos
Guy Illouz era técnico de som e trabalhou com músicos israelenses. Tocava violão desde jovem e estudou filosofia e psicologia. Ele foi atingido por dois tiros no festival Supernova em outubro de 2023 e levado refém pelo Hamas. Ele não resistiu aos ferimentos em um hospital de Gaza, aparentemente por conta da falta de tratamento médico. Sua morte foi confirmada por reféns liberados em dezembro de 2023.
Yossi Sharabi, 53 anos
Yossi Sharabi, de 53 anos, refém israelense morto em Gaza durante a guerra
Fórum das Famílias de Reféns e Desaparecidos
Yossi Sharabi era pai de três filhos. Ele foi sequestrado em casa, no kibutz Be'eri, junto com o irmão, Eli Sharabi, em 7 de outubro de 2023. Em fevereiro de 2024, as Forças de Defesa Israelenses afirmaram que uma investigação concluiu que ele provavelmente morreu quando um prédio desabou após um ataque israelense em um edifício próximo. Seu irmão, Eli, foi libertado em fevereiro de 2025.
Bipin Joshi, 24 anos
Bipin Joshi, 24 anos, refém morto durante a guerra em Gaza
Fórum das Famílias de Reféns e Desaparecidos
Bipin Joshi era um estudante de agricultura nepalês que foi sequestrado no kibutz Alumim. Sua família diz que recebeu informação da Inteligência israelense de que seu telefone foi rastreado em Gaza.
Capitão Daniel Peretz, 22 anos
Daniel Peretz, 22 anos, morto em Gaza
Fórum das Famílias de Reféns e Desaparecidos
Daniel Peretz era fã de wakeboard e outros esportes radicais, torcia para o time de futebol Liverpool e gostava de jogos de computador. Ele era oficial das FDI e morreu durante combate com integrantes do Hamas em 7 de outubro de 2023 e seu corpo foi levado para Gaza.

Fonte original: abrir