Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Noite de tiroteio intenso assusta moradores da Tijuca

25/10/2025 13:11 O Globo - Rio/Política RJ

A sexta-feira (24) terminou em tensão para os moradores da Tijuca, na Zona Norte do Rio. Um tiroteio intenso na região do morro da Casa Branca assustou quem vive nas proximidades e tomou conta das redes sociais com relatos de medo e incredulidade. A sequência de tiros foi tão intensa que muitos compararam a cena a uma zona de guerra, com cerca de cem tiros em dois minutos.
'Estamos apavorados': Igrejas e lojas fecham as portas após se recusarem a pagar ‘taxa de segurança’ no Andaraí
Reviver Zona Norte é criado e começa por quatro bairros: Cerca de 45 mil moradores devem ser atraídos para a região, diz secretário
“Tijuca nível Faixa de Gaza. Nunca ouvi tanto tiro”, disse um usuário. Outro resumiu o clima: “Sextou acompanhando o tiroteio”.
Nas redes sociais, moradores fizeram diversos comentários dizendo que nunca tinham ouvido tantos tiros.
“Moro há quase 30 anos na Tijuca e nunca ouvi tanto tiro junto, o que é isso?”, escreveu um morador. Outro completou: “Em cinco anos aqui, nunca ouvi algo assim.”
Initial plugin text
De acordo com a Polícia Militar, equipes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Borel reforçaram o policiamento após denúncias de disparos de arma de fogo. Durante o patrulhamento, dois veículos roubados foram encontrados e recuperados na Estrada da Casa Branca. O caso foi encaminhado para a 19ª DP (Tijuca). Ainda segundo a corporação, o policiamento segue reforçado neste sábado (25). Não há informações sobre feridos.
No primeiro sábado do mês, três pessoas ficaram feridas durante um tiroteio na mesma região. Elas foram baleadas numa escadaria que fica entre as favelas do Borel e da Casa Branca, na Usina. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas as vítimas já tinham sido socorridas por meios próprios.
Initial plugin text
A Paróquia de São José e Nossa Senhora das Dores, no Andaraí, chegou a ser fechada após ameaças de criminosos, que também chegaram a cobrar R$ 1 mil do pároco. Instalado na Rua Barão de Mesquita, endereço também de um batalhão da Polícia Militar e outro da Polícia do Exército, o templo religioso tem comércios no entorno que não pagam "taxas de segurança" a criminosos, substituídas por favores.
Após a tomada do Comando Vermelho (CV) no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, o morro da Casa Branca é a última área do Terceiro Comando Puro (TCP) na Grande Tijuca. Os morros do Borel e do Andaraí também são dominados pelo CV. No dia de Cosme e Damião, a igreja dedicada aos santos gêmeos precisou fechar às pressas depois que um homem foi morto praticamente em frente ao templo religioso.

Fonte original: abrir