Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

João Fonseca derrota Jaume Munar e chega à primeira final de ATP 500 da carreira

25/10/2025 15:20 O Globo - Rio/Política RJ

João Fonseca venceu o espanhol Jaume Munar na semifinal da ATP 500 de Basileia, na Suíça, por 2 sets a 0, parciais de 7/6(4) e 7/5, neste sábado, e segue em busca de seu segundo título no ano. A decisão será disputada neste domingo, às 11h30 (horário de Brasília), com rival ainda a ser definido. Ugo Humbert e Alejandro Fokina se enfrentam ainda neste sábado pela outra vaga na final.
João vai para sua maior final na carreira e, no caso de título, ele furará a bolha dos 30 melhores do mundo no ranking da ATP. Até o momento, João está 34º posição, após performance na Suíça e em lista ainda a ser divulgada.
João é o quarto finalista mais jovem na Basileia: aos 19 anos e dois meses, ele fica atrás de Mats Wilander, Goran Ivanisevic e Jim Courier e supera por dias Roger Federer.
E o primeiro brasileiro a disputar uma final de ATP 500 (criado em 2009). O tenista de 19 anos superou a marca de Thomaz Bellucci, que conseguiu chegar até a semifinal do ATP de Acapulco de 2011 — o paulista, na ocasião, perdeu para Nicolás Almagro, que acabou como vice de David Ferrer dias depois. E Gustavo Kuerten, o Guga, que empilhou títulos (incluindo três Grand Slams) mas não ganhou o torneio atualmente disputado por Fonseca, encerrou a carreira em 2008.
— Eu não sabia disso... Achei que o Guga ou até mesmo o Bellucci tivessem conseguido algo assim. É uma honra estar fazendo história para o Brasil, país que amo muito e que adoro representar. É seguir cada vez mais fazendo história para o nosso país — disse João, em coletiva para a imprensa, logo após a vitória deste sábado. — Estou feliz com a final mas quero este título.
O ATP 500 aparece, em grau de importância, logo abaixo de um Grand Slam e de torneios Masters 1000 no calendário do tênis. Tornar-se campeão um torneio do tipo garante 500 pontos no ranking.
Fonseca, que começou o torneio em 46º no ranking, não disputava uma semifinal desde março desde ano. Na ocasião, Fonseca acabou campeão do Challenger de Phoenix, com vitória sobre Alexander Bublik na final.
Initial plugin text
O primeiro set foi bem disputado. Os dois tenistas erraram pouco. João acertou 27 bolas vencedoras e cometeu apenas 10 erros não forçados. O brasileiro variou bem as jogadas, acelerando e segurado o ritmo quando precisava. No tie-break, ele venceu por 7 a 4. No segundo set, João devolveu a quebra de saque e empatou em 4 a 4, após dupla falta do espanhol. O brasileiro soube aproveitar o bom momento, uma vez que Munar estava no comando e tinha 2 a 4. Após João confirmar o serviço (5 a 4), Munar sacou pressionado mas fez excelente game levando o jogo a 5 a 5. João foi bastante ofensivo e no ponto do empate em 40 a 40, no último game, o brasileiro salvou uma bola curta e incrível de Munar que lhe valeu a vitória.
João Fonseca havia avançado para a semifinal após partida tensa contra o canadense Denis Shapovalov, número 23 do mundo. O brasileiro começou mal, mas reagiu, virou a partida e jogava bem até Denis desistir na reta final do terceiro set.
Ter chego à semifinal já havia sido o seu melhor resultado em um ATP 500. Até então, sua melhor campanha havia sido no Rio Open do ano passado, quando foi eliminado nas quartas de final.
O duelo da semifinal contou com parciais de 3/6, 6/3. O terceiro set interrompido tinha João com vantagem de 4 a 1. A partida durou pouco mais de uma hora e organização do evento e a ATP não divulgaram o motivo da retirada do canadense.
A programação de João inclui ainda o Masters 1000 de Paris, a partir da próxima segunda, e encerrará o ano no ATP 250 de Atenas, que começa em 2 de novembro.

Fonte original: abrir