Durante viagem à Ásia, Trump se reunirá com líderes do Catar para discutir cessar-fogo em Gaza
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai se reunir neste sábado com o emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad Al Thani, e o primeiro-ministro catariano, Mohamed bin Abdulrahman Al Thani, em meio aos esforços para manter o frágil cessar-fogo entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. O encontro ocorre durante a viagem de Trump à Ásia, que inclui reuniões com o presidente chinês, Xi Jinping, e encontros previstos com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un.
Prevista em plano de paz de Trump: Grupos palestinos concordam com comissão independente para administrar Gaza
Em encontro com Netanyahu: Vice de Trump classifica desarmamento do Hamas como 'tarefa difícil'
De acordo com um funcionário da Casa Branca, os líderes catarianos embarcarão no Air Force One no fim do dia, quando o avião presidencial pousar para reabastecimento na base aérea de Al Udeid, sede regional das forças militares dos EUA.
Esta é a primeira viagem de Trump à Ásia desde que assumiu o cargo, em janeiro. Além de duas cúpulas regionais, o republicano planeja encontros bilaterais com Xi Jinping e outros líderes, em um giro que ocorre em meio a tensões no Oriente Médio e negociações diplomáticas em curso sobre Gaza.
A reunião no Catar — não anunciada previamente — também contará com a presença do secretário de Estado americano, Marco Rubio, que retornou recentemente de Israel, onde buscou garantir a continuidade do acordo de cessar-fogo mediado pelos EUA, Catar, Turquia e Egito.
Doha, inclusive, tem desempenhado um papel central como mediador nas negociações indiretas entre Israel e o Hamas desde o início da guerra, em outubro de 2023. O emir catariano se reuniu nesta semana com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan para discutir os próximos passos do acordo, incluindo a criação de uma força de segurança em Gaza e o futuro político do Hamas.
Fonte original: abrir