Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Mortes por chuvas no México sobem para 44 enquanto socorristas tentam abrir estradas

12/10/2025 18:15 O Globo - Rio/Política RJ

O número de mortos pelas chuvas que atingiram o México desde a quinta-feira subiu para 44 após o governo ter confirmado mais três vítimas fatais neste domingo. As equipes de resgate civis e militares tentam abrir estradas e alcançar comunidades isoladas.
Os estados de Hidalgo, Puebla e Veracruz concentram o maior número de vítimas e de danos materiais, detalha um comunicado da Secretaria de Segurança federal.
Os locais compartilham uma ampla área da Sierra Madre Oriental, uma extensa cadeia montanhosa que corre paralela à costa do Golfo do México e que foi afetada por um sistema tropical no fim de uma temporada úmida particularmente forte.
O governo “acelera os trabalhos de atendimento e recuperação nas zonas afetadas pelas chuvas”, afirma o comunicado da Secretaria de Segurança.
A nebulosidade finalmente começou a se dissipar neste domingo, o que permitiu redobrar os esforços para abrir as inúmeras estradas encravadas na serra, que mantêm dezenas de pequenas comunidades isoladas.
Trabalhadores da empresa estatal de energia também buscavam restabelecer o fornecimento elétrico.
A AFP percorreu áreas do município de Tenango de Doria, em Hidalgo, porta de entrada para povoados serranos aos quais é impossível chegar devido a deslizamentos e desmoronamentos em estradas íngremes e caminhos rurais.
Numerosos moradores caminham quilômetros em ambas as direções: alguns tentam chegar à serra para saber notícias de seus familiares, enquanto outros descem em busca de alimentos e remédios.
— Saímos por motivos de saúde (...) além de que não há alimentos ou (os comerciantes) se aproveitam da situação e aumentam os preços — disse à AFP Giovani, de 28 anos, morador da região que preferiu não informar o sobrenome.
A presidente Claudia Sheinbaum anunciou em sua conta na rede social X que neste domingo visitará a área afetada pelo desastre.

Fonte original: abrir