Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Moacyr Luz volta aos palcos depois de cirurgia contra o Parkinson

27/10/2025 22:16 O Globo - Rio/Política RJ

Depois de 15 dias longe dos palcos, Moacyr Luz voltou a se apresentar com o Samba do Trabalhador, no Rio. Cercado de uma plateia vibrante, o músico começou o show tocando Anjo da Guarda, com a qual abre as rodas de segunda-feira, todas as semanas, no Renascença Clube. Com Parkinson há 17 anos, Moa, como é conhecido, mostrou uma desenvoltura física extraordinária, há bastante tempo não vista, graças a uma cirurgia cerebral feita em São Paulo recentemente.
O procedimento, chamado de estimulação cerebral profunda, consistiu no implante de dois eletrodos, com 8 pontos de contato cada um, em uma pequena estrutura no meio do cérebro do músico --- a região é essencial para a regulação dos movimentos do corpo. Os pontos têm a função de emitir impulsos elétricos para regularizar o funcionamento dos neurônios doentes e terão a potência aumentada pouco a pouco, ao longo dos meses depois da cirurgia, até os sintomas do Parkinson reduzirem drasticamente.
Na última sexta-feira, 24, o neurocirurgião Erich Fonoff, responsável pela operação, aumentou pela primeira vez a potência dos pontos elétricos.
— Q evolução dele esta totalmente dentro do esperado — diz Fonoff.
Foram 3 pontos acionados durante a primeira estimulação, mas ainda com a frequência baixa. Mesmo assim, Moa já sente nitidamente a evolução dos impulsos elétricos: come e bebe sozinho, tem autonomia muito maior para se locomover e tem o semblante do rosto mais relaxado.
— Se ficar assim já está bom — diz Moa.

Fonte original: abrir