Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

'Manguezal': bioma é tema de mostra no CCBB, com obras de nomes como Helio Oiticica e alegorias carnavalescas

30/10/2025 06:00 O Globo - Rio/Política RJ

A poucos dias da COP-30, abriu nesta quarta (29), no CCBB, a exposição “Manguezal”, uma das maiores dedicadas exclusivamente ao bioma. Pensada a partir do livro homônimo do fotógrafo Enrico Marone, que documentou o ecossistema em todo o país, a mostra reúne 50 obras de 25 artistas, de grandes nomes como Hélio Oiticica e Lasar Segall a contemporâneos como Uyra e Azizi Cypriano.
Em novembro: Museu do Pontal terá festival gratuito com Mart’nália e Tambores de Olokum na abertura de 3 mostras
Chega de saudade: Vinicius de Moraes ganha exposição no MAR com manuscritos, quadro de Portinari e mais itens raros
Galerias Relacionadas
— Artistas brasileiros se debruçam sobre elementos que se vinculam ao manguezal de Norte a Sul. São várias gerações que lidam com a ideia da natureza e da preservação, sem necessariamente entrar num discurso ecológico — explica o curador, Marcelo Campos, que buscou destacar a presença do bioma por todo o país, onde está a maior faixa contínua de mangues no mundo.
Além do olhar nacional, a mostra tem também um aspecto bastante carioca. Dentre as obras inéditas, está a instalação "Vermelho-mangue", dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, inspirada no carro alegórico da Grande Rio em homenagem às caruanas no carnaval de 2025, e figurinos do desfile da escola em 2026, que trará o bioma como enredo.
Instalação 'Vermelho-mangue', de Leonardo Bora e Gabriel Haddad
Divulgação/Rafael Arantes
— As pessoas confundem a lama dos manguezais com sujeira, mas eles têm papeis ecológicos fundamentais. Há muito desconhecimento acerca dessa riqueza, e a exposição é uma possibilidade de entrarmos nisso pelo lúdico, pelo simbólico, pelas metáforas — opina o curador.
Serviço
Onde: CCBB, Centro.
Quando: qua a seg, das 9h às 20h. Até 2 de fevereiro.
Quanto: grátis.

Fonte original: abrir