
Lula reitera que poderá se candidatar em 2026: 'Possíveis adversários devem estar mais preocupados do que eu'
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (9) que poderá ser candidato à reeleição em 2026 "se ainda estiver com o vigor que está hoje", ao ser questionado sobre o resultado das pesquisas positivas para o governo.
Em entrevista à rádio Piatã, da Bahia, o presidente afirmou que os eventuais adversários na corrida ao Planalto devem estar "mais preocupados" porque sabem que será difícil derrotá-lo.
"Eu tenho certeza que os nossos possíveis adversários devem estar muito mais preocupados do que eu, porque eles sabem que vai ser difícil derrotar a gente numa eleição", afirmou.
A um ano das eleições, Lula vê a popularidade do governo em trajetória de recuperação, conforme pesquisas de opinião. O presidente também aparece à frente nas pesquisas eleitorais para 2026.
Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (9) indica que Lula mantém a liderança em todos os eventuais cenários de 1º e 2º turno simulados para a disputa presidencial de 2026.
Lula durante evento em 18 de setembro de 2025
Evaristo Sa / AFP
Nas simulações de 2º turno, Lula aparece bem à frente de Ciro Gomes (PDT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União), Eduardo Bolsonaro (PL), Eduardo Leite (PSD) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível.
Lula afirmou que os governadores que são pré-candidatos devem mostrar ao eleitor o que fizeram em seus estados. Para o presidente, o governo federal tem "muito para mostrar ao povo brasileiro".
Lula, que completa 80 anos neste mês, tem repetido que só disputará o inédito quarto mandato caso esteja com boas condições de saúde. Segundo o presidente, seu estado atual permite tentar a reeleição.
Fonte original: abrir