Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Lançamento de ‘Os donos do jogo’ na Netflix provoca nova onda de interesse por ‘Vale o escrito’ no Globoplay

05/11/2025 06:30 O Globo - Rio/Política RJ

O lançamento de “Os donos do jogo” na Netflix, há uma semana, provocou outra onda de interesse por “Vale o escrito”. O documentário voltou a figurar no top 10 de séries do Globoplay. Há diversas semelhanças entre as figuras reais retratadas nele e os personagens da ficção.
Leia também: Personagem de Bruno Mazzeo terá destaque na segunda temporada de 'Os donos do jogo', que já está sendo escrita
E mais: Série do Globoplay estrelada por Roberta Rodrigues ganha previsão de estreia
As irmãs Mirna (Mel Maia) e Suzana (Giullia Buscacio), por exemplo, têm uma trama de rivalidade que lembra bastante o caso real de Shanna e Tamara Garcia, filhas do bicheiro conhecido como Waldomiro Paes Garcia, o Maninho. Shanna foi casada com José Luiz de Barros Lopes, o Zé Personal, homem que ganhou poder na família após a morte de Maninho. Na ficção, Búfalo (Xamã) se casa com Suzana e passa a ficar à frente dos negócios.
TV e famosos: se inscreva no canal da coluna Play no WhatsApp
Já Stepan Nercessian interpreta Coelho, contraventor pai de 24 filhos que tem inspiração em José Caruzzo Escafura, o Piruinha, bicheiro que morreu em janeiro aos 94 anos.
Criado por Fellipe Awi, com direção artística de Monica Almeida, "Vale o Escrito" foi lançado em 2023 e se tornou um grande sucesso do Globoplay. A produção inovou ao mostrar a história da guerra do jogo do bicho no Rio contada a partir da ótica das próprias pessoas envolvidas com a contravenção.
"Os Donos do Jogo", por sua vez, foi criada por Heitor Dhalia, Bernardo Barcellos e Bruno Passeri. Dhalia é também o diretor.
Galerias Relacionadas
Initial plugin text

Fonte original: abrir