Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

João Gomes na Lapa: artista reúne milhares de fãs em gravação de DVD

26/10/2025 21:02 O Globo - Rio/Política RJ

Nem o calor de 36ºC afastou os fãs de João Gomes da Lapa, no Centro do Rio, neste domingo. Horas antes do início do show, marcado para as 15h, o público já se concentrava nas proximidades do palco e dos telões instalados pela Prefeitura, tentando driblar o sol com chapéus, bonés, guarda-sóis e garrafas de água.
Prefeitura do Rio negocia com barraqueiros e realoca feira para a Glória durante show do artista
Rio em guerra: trabalhadores que atuam em áreas conflagradas relatam traumas, afastamentos e desistências da profissão
Mesmo com o atraso de aproximadamente uma hora, quando o cantor subiu ao palco, teve uma resposta entusiasmada do público. Passando o som com uma música mais lenta, ele soltou:
— Calma, gente! Que vai começar o piseiro! — falou João Gomes ao subir no palco. Na sequência, ele chamou a participação do sanfoneiro Mestinho e do cantor Jotapê, parceiros de criação do álbum "Dominguinho".
Jotapê, João Gomes e Mestrinho cantam juntos no palco montado sob os Arcos da Lapa
Marcelo Theobald / Agência O Globo
Após apresentação do trio, o público aproveitou o dueto de João Gomes com a consagrada cantora Ivete Sangalo. Além desses, também são esperados artistas como Zeca Pagodinho, entre outros.
O evento reúne milhares de pessoas debaixo dos Arcos da Lapa. Mas por causa da apresentação, a feira da Lapa foi temporariamente transferida para a Praça Deodoro, na Glória, após um acordo intermediado pela Subprefeitura do Centro. Os feirantes foram cadastrados como ambulantes oficiais e trabalham durante o espetáculo.
Entre um refrão e outro, há quem busque refúgio sob as marquises e árvores do entorno, disputando um pedaço de sombra para se refrescar. Outros encaram o sol forte de frente, determinados a garantir um bom lugar próximo ao palco.
Um grupo de amigos moradores da Glória foi um dos primeiros a chegar. Munidos de gelo, bebida e muita disposição, eles se posicionaram em frente a um dos telões. A estratégia, segundo eles, é aproveitar a proximidade de casa.
— Estar aqui perto facilita tudo. Chegamos cedo para não ter nenhum problema e não queríamos ficar muito perto do palco, porque a tendência é lotar. E aí, já sabe, fica insuportável — contou a analista Raquel Vasconcellos, enquanto se refrescava com uma garrafa de água gelada.
Fãs de todos os lugares
Mãe e filha aproveitam juntas o show de João Gomes na Lapa
Rafel Lopes
Fãs do cantor e compositor João Gomes, mãe e filha percorreram cerca de 41 quilômetros para acompanhar de perto o show. Adelaine Santos e Lauany Lima saíram de Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ainda pela manhã. Fizeram um pequeno passeio pela Feira da Glória e depois correram para garantir um lugar próximo ao palco.
Mas essa não foi a maior distância que Lauany percorreu por causa do artista. Segundo conta, na madrugada do último dia 20, ela foi até São Paulo especialmente para comprar as roupas que ela e a mãe vestem sob o calor intenso de 36 °C nos Arcos da Lapa.
— Somos muito fãs. Quis estar vestida de cowgirl porque é o estilo do DVD. Tinha que vir a caráter — contou Adelaine.
Vindas de mais perto, mas igualmente apaixonadas pelo trabalho de João Gomes, o casal do Engenho Novo, na Zona Norte, Heloisa Rodrigues e Carla contam que também não poderiam ficar de fora da gravação. Isso porque a música “Só você e eu” marcou o primeiro encontro das duas há cerca de um ano.
— Ele tem muito a ver com a nossa história, porque, na primeira vez que saímos, acabou tocando essa música e descobrimos que tínhamos mais um gosto em comum. Então, não podíamos deixar de estar aqui — disse Heloisa.
Mudanças no trânsito
As interdições começar ainda pela manhã. Mudanças na operação do VLT estão entre as alterações previstas. A recomendação é que seja usado o metrô para chegar e sair do evento. Confira, abaixo, o esquema especial completo.
Agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) auxiliam os motoristas nos desvios. Equipes localizadas no Centro de Operações Rio (COR) usam as 47 câmeras no entorno da Lapa para monitorar o trânsito na região e auxiliar na fluidez do tráfego.
As mudanças previstas para a região da Lapa
Editoria de Arte
A Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop) e a GM-Rio estão com 280 agentes na operação. As ações preventivas de patrulhamento, ordenamento urbano e controle de trânsito começaram às 10h, com equipes posicionadas no local do evento e nas principais vias de acesso.
Por causa do show, a Feira Noturna da Lapa foi proibida de funcionar, conforme informado no blog de Ancelmo Gois, no GLOBO. André Pacheco, representante do evento, foi avisado de que ele e os mais de 60 trabalhadores que costumam ocupar o espaço embaixo dos Arcos da Lapa estão proibidos de trabalhar ali. A medida gerou frustração, já que a expectativa de lucro era alta.
Show muda endereço de feira
A Prefeitura do Rio, por meio da Subprefeitura do Centro, firmou um acordo com os organizadores do show para transferir temporariamente a feira do bairro para a Praça D

Fonte original: abrir