Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Parque Piedade Arlindo Cruz é inaugurado com presença do prefeito Eduardo Paes

26/10/2025 23:26 O Globo - Rio/Política RJ

A Prefeitura do Rio inaugurou o Parque Piedade Arlindo Cruz, neste domingo. O novo ponto de lazer, esporte e cultura da Zona Norte da cidade, fica no terreno do antigo campus da Universidade Gama Filho, fechado desde a falência da instituição em 2014. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, o vic-prefeito Eduardo Cavaliere e convidados especiais, como o cantor Arlindinho, filho do sambista que dá nome ao local.
— É um momento muito especial. A gente sabe da importância desse lugar para a formação de milhares de cariocas, de gente de todo o Estado do Rio. Isso aqui tem um lugar no coração de todo mundo que tem mais de 30 anos no Rio de Janeiro — disse Eduardo Paes.
O Prefeito também destacou a homenagem ao sambista Arlindo Cruz, conhecido por ser o "poeta do subúrbio"', ele morou grande parte da sua vida no bairro de Piedade, na Zona Norte do Rio.
Filho do cantor, Arlindinho, também compartilhou a ligação da família com a região:
— Eu nasci aqui, morei até 12 anos na Piedade. Nossa história está toda aqui, toda a família mora na Piedade ou no entorno. Vamos aproveitar muito — afirmou.
Babi Cruz pega o microfone ao lado do prefeito Eduardo Paes
Divulgação
Babi Cruz, viúva do artista, também celebrou a homenagem. Com alegria, compartilhou com o público presente na inauguração que espera ver um novo espaço de "cultura, esporte, educação, alegria e lazer para população".
Investimento milionário
Com investimento de aproximadamente R$ 72,4 milhões, o parque ocupa 23 mil metros quadrados e oferece opções para pessoas de todas as idades: skate park, parcão, academia para terceira idade, campo de grama sintética, quadra de futevôlei, pista da caminhada, áreas infantis, mirante, vestiários, parque aquático infantil e adulto, prédio administrativo, lanchonetes, passarela de integração com a linha férrea e terraço panorâmico.
— É uma entrega importante para revitalizar a região da Piedade, do Grande Méier. É uma grande área de lazer, de encontro e de entretenimento. Mais um espaço com muita qualidade para população — explicou Wanderson dos Santos, secretário de infraestrutura.
Moradores brincam no parque aquático do Parque Piedade
Divulgação
Moradores da área também estiveram presentes na inauguração e elogiaram o espaço. Daniel Barbosa, de 40 anos, do Encantando, bairro ao lado, levou a família para conhecer o parque.
— É uma maravilha. Perto de casa, dez minutos andando. Muito legal para comunidade, num espaço inativo do subúrbio — comentou.
Memorial Gama Filho
O parque também abria o Memorial Gama Filho, criado para preservar a memória da universidade que formou milhares de profissionais em território carioca.
Além disso, existem espaços para feiras, eventos e uma horta urbana. O entorno também recebeu cuidados, incluindo pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo e ciclovia.
Funcionamento
Parque Piedade Arlindo Cruz foi inaugurado neste domingo (26)
Reprodução
O Parque Piedade Arlindo Cruz irá funcionar de terça até domingo, das 6h às 22h. Para melhorar o acesso, também foi criada uma nova linha de ônibus 649 (Méier - Parque Piedade), que deverá circular nos fins de semana.
O espaço também terá segurança reforçada com uma base da nova Força Municipal, prevista para estar em funcionamento até o fim deste ano, com capacidade para 200 agentes.
Homenagem a Arlindo Cruz
Réveillon 2007 - O sambista, Arlindo Cruz será atração principal da festa da virada na praia da Bica.
Hudson Pontes / Agência O Globo
Arlindo Cruz nasceu e cresceu na Zona Norte do Rio. Mestre em cavaquinho e banjo, também tocava violão e participou de rodas de samba ao lado de grandes nomes como Candeia, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho. Gravou mais de 550 músicas, incluindo sucessos com o Fundo de Quintal.
O cantor faleceu em 8 de agosto de 2025, aos 66 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Em 2017, havia sofrido um AVC hemorrágico que o afastou dos palcos.
O Parque Piedade Arlindo Cruz surge, assim, como símbolo de revitalização urbana, cultura e lazer na Zona Norte, homenageando a memória de uma instituição educacional histórica e de um dos maiores sambistas do Rio de Janeiro.

Fonte original: abrir